segunda-feira, 1 de março de 2010

Deus é Brasileiro!!! Um povo, uma imagem.

Ao ler o título deste post talvez você pense que eu esteja me referindo ao filme lançado em 2002 (2003?) onde Antônio Fagundes fez o papel de Deus.

O filme "Deus é Brasileiro" é baseado no conto de joão Ubaldo Ribeiro, conto este intitulado "O Santo que não acreditava em Deus" que pode ser lido em (http://www.releituras.com/joaoubaldo_osanto.asp).

Mais detalhes sobe o filme você pode encontrar neste link http://pt.wikipedia.org/wiki/Deus_%C3%89_Brasileiro.

O que escrevo aqui neste post tem um pouco a ver com o conto de  João Ubaldo Ribeiro sim.

Não quero entrar nos detalhes do conto (até mesmo porque quero que você o leia), mas, extrair um conceito bastante curioso deste texto do Ubaldo.

Nele o escritor nos apresenta um Avatar de Deus, onde o "Divino" é literalmente representado por um homem bastante inserido na cultura do escritor, ou seja, com peculiaridades extremamente brasileiras.

Ao ler tal texto, me recordo de uma conversa que tive esta semana com um professor de língua portuguesa. Nesta conversa, ele fez uma observação muito interessante. Assim disse ele:
"Você já reparou que a imagem que representa uma divindade sempre tem traços típicos dos povos que prestam culto a tal divindade?" (neste caso imagem pode ser não apenas uma representação física, mas, também, conceitos e costumes culturais).

Catolicismo Romano

O que dizer da imagem de um Jesus europeu apresentada pela Igreja Católica Romana?
Quando Roma assumiu o cristianismo como religião oficial necessitava de uma imagem deste Jesus que deixara de ser "informal" para se tornar um "deus" formalizado, um "deus" que deveria seguir o padrão já existente em todas religiões anteriores a ele.
Para isso, criaram uma caricatura européia para representar o Jesus dos judeus.
Esta representação facilitou a entrada do "cristianismo formal" em países europeus, porém, dificultou a aceitação por povos africanos por exemplo.
Porque digo "formal" porque o cristianismo com ramificação em Jesus era algo para a vida, sem templos, sem rituais, sem lugares, sem manias e rotinas.
Roma institucionalizou, criando procedimentos e regras, transformando o cristianismo em mais uma religião na terra.

Jesus (Cristianismo)



Jesus (Cristianismo)



Religiões Africanas

E quanto aos orixás das religiões africanas?
Apesar de que, no Brasil eles são representados por santos da igreja católica, isto foi devido à proibição dos cultos africanos no Brasil, e, apesar de serem considerados "luzes", também possuem uma representação africana.
Tal representação é sempre de um ser com roupas típicas das regiões africanas.
E quanto a cor da pele? Na maioria das vezes possuem pele escura.
Nana



Xangô



Exú



Budismo
Buda, que significa "iluminado" (acho interessante como pessoas de determinada  religiões às vezes tem medo de dizer nomes de divindades de outras religiões que não sejam a sua, às vezes um evangélico sequer pronuncia a palavra Buda, talvez por medo, sei lá, mas, Buda, significa simples e puramente, "iluminado", às vezes eu estou um pouco "Buda", rsrs, espero que eu seja um pouco "Buda" ao escrever este texto, rsrs).
Buda não é uma divindade, ele é uma pessoa, que nasceu e viveu nesta terra.
São pessoas exemplares, que deixaram um histórico a ser seguido (para os que seguem o budismo).
Sidarta Gautama, último Buda, fundador do Budismo, era da Ásia meridional.
Sendo assim, mais uma entidade espiritual que segue o padrão cultural das pessoas que a "criaram".









Divindades Egípcias
Deuses egípcios, sempre representados com vestimentas típicas dos faraós egípcios.
Alguns com parte do corpo mesclada entre humano e animal.
Amon



Horus

A história deste deus egípcio é similar à história de Jesus Cristo.





Divindades Romanas


Baco



Ceres



Diana




Mercúrio



Saturno


Divindades Gregas
Atena



Afrodite



Ares



Dionísio



Divindades Hindus

Krishna



Vixnu



Shiva




Islamismo

Islamismo significa "submeter", muçulmano é "aquele que é submisso a Deus".
Somente neste parágrafo já podemos resumir a "imagem" do Deus do Islamismo.
Uma imagem reproduzida pelo seu povo, que, não acredita na liberdade e bondade de Deus, preferindo viver uma vida de quase "escravidão" em nome de Deus. A imagem é um Deus severo, destruidor.
O objetivo final do Islamismo é subjugar o mundo e regê-lo pelas leis islâmicas, mesmo que para isso necessite matar e destruir os "infiéis ou incrédulos" da religião.


Cristianismo Capitalista da Prosperidade


Quase esqueci, ainda gostaria de Exibir um Avatar de um Deus que teve origem nos Estados Unidos da América, sendo, em seguida adotado pelo Brasil, os seguidores deste Deus se intitulam "evangélicos".

A maioria dos "evangélicos" do Brasil afirma que são da raiz de Lutero, que são protestantes, mas, em uma simples análise, concluímos que eles são muito mais avançados, as "igrejas" "evangélicas" do Brasil são uma continuação dos fenômenos inciados nos Estados Unidos.
Este Deus surgiu juntamente com o sistema econômico denominado Capitalismo.
Antes da existência deste sistema era inconcebível a execução dos sacrifícios para este "deus", já que todo sistema de adoração está voltado à necessidades capitalistas.
Jesus chamava este "deus" de Mamon.
Este Deus, assim como as entidades do Candomblé, podem ter diversas representações:

Mamon Um Dólar - Americano

Mamon 500 Réis - Brasileiro

Mamon 50 Cruzeiros - Brasileiro


Mamon 1 Real - Brasileiro


Mamon 100 Reais - Brasileiro

Segundo os seguidores deste "deus", ele precisa muito do sacrifício dos fiéis, levando 10% de sua arrecadação individual aos templos para serem "sacrificados", pois, são sagrados.
Existem alguns grupos que dizem que você "voluntariamente" (mesmo que por muita pressão psicológica, porque dizem que só assim você terá sucesso na vida) deve levar mais destes "deuses" ao "deus maior".
Este "deus" sempre precisa de mais sacrifício, se tornando insaciável.
Os sacerdotes sempre dizem que "deus" está precisando de mais cédulas de Mamon, porque ele precisa de mais casas, casas e casas para abrigar mais seguidores.
Muitos grupos dizem não sacrificar nem divulgar a adoração a Mamon, porém, em suas reuniões secretas dizem que o seguidor que não levar mensalmente 10% de Mamon para o "deus todo poderoso" não poderá fazer parte do grupo, e, se tiver algum cargo no templo, será afastado do mesmo.
O "deus" dos "evangélicos" a cada dia precisa de mais Mamon, é "deus" precisando de "deus".
Segundo eles, se você precisa alcançar alguma graça, precisa estar em dia com sua adoração a Mamon.
Se você ficar um mês sem sacrificar dizem que coisas terríveis acontecerão a você, dizem até que uma entidade demoníaca entrará em sua casa, comerá sua comida, destruirá seus móveis, destruirá seu carro, tomará os seus filhos e, ainda de sobra, pode ter relações sexuais com sua mulher (rsrs).
Por isso, o "deus" deles tem mais valor que as pessoas que fazem parte do grupo. Sempre fica em primeiro lugar o sacrifício a Mamon, afinal de contas, existem contas para serem pagas pelos sacerdotes de Mamon.
Constantemente dizem que, se os seguidores deixarem de levar Mamon para ser oferecido ao "deus todo poderoso", seus ensinamentos não existirão mais, inclusive o "deus todo poderoso" poderá deixar de existir, caso seus seguidores não façam mais a manutenção dos templos, rituais e sacerdotes.

Eu deixei de sacrificar Mamon a muito tempo, espero que o leitor deste blog também descubra que Deus não precisa do seu dinheiro, muito menos para "divulgar" sua Palavra na terra.


Poderia pegar diversos outros exemplos, mas, acho que já exemplifiquei até demais.

Meu interesse é abrir um espaço para que o leitor busque informações por si mesmo. Este texto foi apenas uma pincelada para que você possa pesquisar e conhecer mais sobre as religiões instituídas pelos homens.

 
"Deus criou o homem à sua semelhança e o homem em retribuição criou Deus a sua imagem" (Blaise Pascal).



Odlave Sreklow.

2 comentários:

  1. Odlave Sreklow,

    É a primeira vez que venho á esta sala do pensamento, e confesso que gostei bastante, dês da descritiva do blog a até os assuntos tratados aqui.
    Já estou seguindo, e vou colocar o link do seu blog em minha lista de blogs favoritos, virei aqui mais vezes, e, espero que possamos firmar – como disse na sala do Bill – um relacionamento através do blog, de amizade e de troca de idéias.

    Lendo sua postagem, achei muito significativa, pois de fato, toda e qualquer religião construirá imagens para deus, que tem haver com a cultura que está inserida.
    Não vejo isto como problema, embora ainda não tenha aprendido apreciar as religiões existentes, sei que isto é necessário, pois deus mesmo é o grande assombro, que não pode ser definido, descrito e sistematizado, pois se isto acontecesse, deixaria de ser quem Ele é.
    Mas em contrapartida precisamos dar nome ao mistério de nossa fé, precisamos das roupas (símbolos) para vestirmos deus, se não, não poderemos se quer pensar Nele.
    Mas que fique claro está nossa incapacidade, finitude e limitação de dizermos quem Ele é, sendo apenas mera especulação do nosso crer e sentir subjetivo.

    Mesmo tendo esta compreensão, eu parto de Cristo – por isso eu me identifico como Cristão – para pensar deus.

    Bem é isto, se não daqui a pouco o meu comentário vai ficar maior que a sua postagem. Rsrsrsrsrsrs

    Outrossim (rsrsrsrs) concordo plenamente na sua acertada constatação do deus dos evangélicos ser mamom.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Achei bem legal o texto. É simples e direto sem ser polêmico.

    Foi engraçada a parte do dinheiro, não esperava... rsrsrs

    ResponderExcluir