sábado, 8 de maio de 2010

CUIDADO, SEU CÉREBRO PODE SER "DESLIGADO", TU, TU, TU.

Estou "re-postando" o que já está "posto" no blog do meu amigo Bill em http://noticiasdobill.blogspot.com/2010/05/momento-ahhhnnn.html





Discurso de religiosos com supostos poderes divinos pode “desligar” o cérebro
Ana Carolina Prado 29 de abril de 2010

O que faz com que alguns líderes religiosos tenham tanta influência sobre os fiéis? Um estudo recente da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, encontrou a explicação em um mecanismo cerebral. Os pesquisadores descobriram que duas áreas do cérebro (relacionadas à crítica e cautela) ficam menos ativas quando ouvimos o discurso de religiosos com supostos poderes divinos de cura – e isso vale tanto para os fiéis como para os céticos.

Os pesquisadores avaliaram a atividade cerebral de 20 pessoas religiosas que acreditavam em curas divinas e 20 pessoas não-religiosas. Através de ressonância magnética, a pesquisa estudou esse comportamento enquanto os voluntários ouviram orações gravadas anteriormente. Foi dito a eles que seis das orações foram lidas por não-cristãos, seis por cristãos que supostamente tinham o poder da cura divina e outras seis por cristãos “comuns”. Na verdade, todas elas haviam sido gravadas por cristãos “comuns”.

Nos voluntários crentes, o estudo observou que a atividade cerebral do córtex pré-frontal e cingulado anterior (áreas responsáveis pela vigilância e ceticismo ao julgar aquilo que ouvimos) foi desativada enquanto eles ouviam as orações de quem tinha supostos dons divinos de cura. A atividade foi diminuída em menor medida quando quem falava era um cristão “normal” . O estudo constatou ainda que as orações de religiosos também afetava os descrentes: os voluntários não-religiosos também apresentaram uma mudança na percepção, mas em menor escala.



Para os pesquisadores, essa força ou dom conferido por graça divina que esses religiosos possuem apontam que a influência de uma pessoa sobre a outra está relacionada a noções preconcebidas de autoridade e confiabilidade. E mais: esse mecanismo pode estar presente em outras interações interpessoais, como quando ouvimos a fala de médicos, pais e líderes políticos.


Matérias:



Odlave Sreklow.

3 comentários:

  1. E mesmo a ciência provando que não tem nada de espiritual ou de "mágico" nisso....milhões de pessoas acretidam que são curadas pelas mãos de pessoas santas, de pessoas que são agraciadas por terem um contato com Deus....
    Todos temos contato com Deus, basta apenas querer. Não é preciso igrejas, cultos, cerimonias... não precisa estar bem vestido, não precisa beber nada especial, não precisa comer nada especial, não precisa nem sair do quarto...a unica coisa necessaria é olhar pro nosso interior.....e cada um olhar pra dentro de si.....e isso podemos fazer em qualquer lugar...não precisamos de ninguem pra fazer isso.

    ResponderExcluir
  2. Acredito em dons sim! Mas o que eu mais vi em certas igrejas, centro espiritas, foi simplesmente um processo simplista de hipnose! A pessoa já está pré disposta, emotiva e sensível, suceptível às sensações(gritos, musicas,"falar em línguas" , cheiros) que ela se deita , "o diabo" sai, as doenças são curadas e por ai vai ... ela vê até os anjos. Até o próprio Cristo dizia... foi tua fé quem te curou, sua capacidade de acreditar...Eu vejo um lado bom e um lado ruim .... o bom é que já vi pessoas que obteram a AUTO CURA .... O ruim é que elas esvaziam o bolso e dá para os oportunistas que não tem virtudes assim como Jesus e algumas pessoas realmente possuem!
    Socialmente o ser humano sempre expressou sua fe , sua arte, seu sexo , suas atividades em geral por meio de rituais ... não acho que isso seja tão errado... mas o problema são os devaneios que acontecem com alguns grupos. Muitas vezes se apegam demasiado ao ritual e entra em comportamentos clássicos operantes ... isso leva o homem a extinguir o seu pensamento abstrato, voltando a se aproximar à ideia de macaquinhos condicionados! Tudo é bom ... mas nem tudo desse bom é edificante! Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Lele,

    Esta questão de cura realmente é muito complexa, eu creio que Deus cure, mas, não como um item de sua prateleira nas vendas evangélicas.

    Virgínia,

    Realmente é verdade, o homem procura a solução para seus problemas onde quer que o digam para ir, seja em uma igreja evangélica, na Aparecida do Norte ou em um terreiro de umbanda.

    Abraços,

    Odlave Sreklow.

    ResponderExcluir