"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?" In memoriam Douglas Adams (1952-2001)
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
Ivan Pavlov - Condicionamento clássico
Ivan Pavlov estudou a produção de saliva em cães expostos a diversos estímulos palatares. Através deste estudo, percebeu que com o tempo a salivação passava a ocorrer diante de situações e estímulos que não causavam antes tal comportamento.
Baseado nestas observações, teorizou e enunciou o mecanismo de condicionamento clássico.
A ideia do condicionamento clássico consistem em que algumas respostas comportamentais são inatas em vez de aprendidas e que outras são reflexos condicionados, aprendidos através do emparelhamento com situações agradáveis ou aversivas. Através da repetição consistente desses emparelhamentos é possível criar ou remover respostas fisiológicas e psicológicas em seres humanos e animais.
Em uma das experiências ele passou a alimentar os cães ao som de uma determinada música. Observou que, posteriormente ao tocar tal música os cães reagiam com secreção de saliva e de sucos gástricos.
No nosso dia-a-dia podemos observar que esta análise comportamental é simples de ser observada.
Lembro quando era criança, no sítio de minha tia, quando ela executava um determinado assobio, várias galinhas chegavam à porta da casa para poder comer o alimento que ela jogava.
Seja com cachorro, cavalo, porco, qualquer animal, inclusive o ser humano, a observação é válida.
Recentemente estava assistindo um programa de TV quando de repente inicia uma propaganda de cerveja. Estava de barriga para cima, ao ver a garrafa gelada, salivei e engasguei. Minha esposa observou e disse "foi só ver a cerveja que ficou com água na boca?". Sim, corri até a geladeira, peguei uma garrafa e aproveitei até o último gole.
Bom, como é mais fácil lidar com cachorros do que com gente, ainda mais porque teria que usar cerveja no experimento em vez de comida de cães, o mesmo foi bem interessante.
Tenho alguns coelhos (as) no quintal da casa de praia e já os treinei na hora da comida, toda vez que faço um som tipo (psipsipsi) eles vem correndo igual a corredores de fórmula 1 para comer, só ainda não consegui verificar a salivação para validar o experimento de Pavlov também os coelhos.
Este texto estava como rascunho a um bom tempo e não havia concluído para postar. Hoje decidi finalizá-lo, acrescentando a experiência dos coelhos.
Odlave Sreklow.
Imagens:
http://www.baboseira.net/galeria/displayimage.php?album=4&pos=7
http://bichosaudavel.pemomo.com/bchsdvl888/wp-content/uploads/cachorro-babando.jpg
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito, muito legal, rsrs aliás os marqueteiros usam isso muito bem né? rsrs
ResponderExcluirAbçs
Olá Elídia,
ResponderExcluirE como usam, rsrs.
Abraços,
Odlave Sreklow.