A maioria das pessoas conhece a história de Sansão.
O título "Sansão e Dalila" é bastante difundido em nossos dias, inclusive virando filme.
Sansão é um personagem apresentado no livro judaico chamado "Juízes", livro também adotado pelo cristianismo.
Não podemos afirmar se o personagem realmente existiu, ou, se é apenas um mito judaico.
Sansão é mais uma história de um homem que se apaixona por uma mulher de uma tribo inimiga. Existem diversas histórias, mitos e lendas similares, onde, o mocinho consegue fazer com que as tribos se unam, ou, causa morte e destruição. No caso de Sansão, sua paixão o levou à morte, porém, sua morte trouxe vida para seu povo.
Sansão é o arquétipo do herói, do mais forte, porém, possuidor de um ponto fraco que o faz perder a força.
Todos os povos da antiguidade possuíam personagens como Sansão.
Na mitologia greco-romana temos Héracles (Hércules), este personagem mitológico possuía uma enorme força, era filho de Zeus.
Na mitologia nórdica temos Thor, que era o mais forte dentre deuses e homens. Thor era filho de Odin, o maior dos deuses.
Jesus seguiu este mesmo conceito sendo filho do maior Deus (Deus dos deuses), morreu em favor de muitos, assim como Sansão.
Poderia citar um destes personagens dos nossos dias, o super-homem, por exemplo, o mais forte, porém, possui uma fraqueza (criptonita), nos filmes vive "dando a sua vida" pela humanidade.
Estou apenas escrevendo sobre outros personagens para dizer que não podemos afirmar que Sansão tenha realmente existido ou seja apenas um conto, assim como também o personagem de Jó e tantos outros apresentados nos livros dos judeus.
Mas, o que me incomodou neste dia foi uma mensagem de um pregador Evangélico que baixei na internet.
Título: Sansão é o tipo dos caídos da Obra.
Pregador: Gedelti Victalino Gueiros (Presidente da Igreja Cristã Maranata)
Não estou aqui escrevendo para combater o senhor Gedelti Gueiros, nem sequer, quero combater a religião que ele preside, que é a Igreja Cristã Maranata.
No entanto, neste blog, escrevo principalmente sobre assuntos religiosos, não com o intuito de criticar ou combater uma única religião específica.
O que escrevo deixo para que cada um possa analisar e reter o que seja bom e lhe traga proveito.
Não estou aqui infligindo nenhuma lei existente, primeiro porque a mensagem foi proferida para um público muito grande, inclusive em vídeoconferência, e, sendo postada na internet, a tornado pública.
Estou exercendo meu direito de livre expressão, que me permite ouvir uma mensagem pregada nos púlpitos de uma igreja e poder colocá-la aqui na íntegra e dando meu parecer sobre a mesma.
Estou aqui, com um trabalho isolado de tentar entender o conteúdo de sua mensagem e expor meu ponto de vista, não o deixando como ponto único e verdadeiro (ao contrário do que ele faz na mensagem, ele afirma seu ponto de vista como uma REVELAÇÃO DIVINA e inerrante), mas, deixando bem claro que é meu ponto de vista e estou escrevendo para mim mesmo. se alguém ler e tirar algum proveito parabéns, se não tirar proveito nenhum desculpe por ter perdido seu tempo.
O texto lido foi Juízes 16:19 a 21.
Segue a mensagem na íntegra:
Meus irmãos nós vamos ler em conjunto a palavra de Deus no livro de JUÍZES (1), juízes capítulo dezesseis, versos dezenove a vinte e um. Convidamos os irmãos em vídeo conferência para abrirem suas Bílias, juízes dezesseis, dezenove a vinte e um.
Vamo ler comigo, comigo:
Então ela o fez dormir sobre seus joelhos, e chamou a um homem, e rapou-lhe as sete tranças do cabelo de sua cabeça: e começou a afligi-lo, e retirou-se dele a sua força.
E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão.
E despertou do seu sono, e disse: Sairei ainda esta vez como dantes, e me livrarei. Porque ele não sabia que já o Senhor se tinha retirado dele.
Então os filisteus pegaram nele, e lhe arrancaram os olhos, e fizeram-no descer a Gaza, e amarraram-no com duas cadeias de bronze, e andava ele moendo no cárcere.
E o cabelo da sua cabeça começou a crescer...(2) Os irmãos podem se assentar.
Meus irmãos aqui está uma historia... triste, porque fala de um homem que foi usado por Deus em um momento muito importante para o povo de Israel.
Israel não tinha reis, tinha juizes. E esses juízes eram homens que se destacavam do povo por alguma força, por alguma, vamos dizer, algum elemento a mais que eles tinham que se destacava de toda congregação (3).
No julgamento, eles julgavam as pessoas que vinham tratar de negócios, tinham qualquer pendência, eles eram usados para isso.
Mas Sansão, além disso, foi usado também como Gideão não é? Para grandes batalhas.
A luta de Israel era se estabelecer ali e vencer os inimigos que estavam em volta.
Eram guerrilhas que ocorriam normalmente dos inimigos, e o que os inimigos queriam sempre, era, tirar a comida, tirar os alimentos, eles vinham, tomavam as lavouras que os israelitas plantavam, eles vinham, tapavam os poços de água ou tomavam os poços de água.
Então essa era a forma de trabalhar, de guerrear, naquela época e o povo ficava exposto, e houve momentos que foi necessário a força.
E Deus levantou homens como no caso, Sansão, que tinha uma força descomunal. Era o poder de Deus ali, manifesto no homem.
Mas este homem tinha um pacto, tinha uma aliança com Deus, ele tinha um mistério que ninguém sabia, era ele e Deus. Mas, o tempo foi passando, ele teve seu primeiro casamento e entrou para um segundo casamento, contra os pais. Porque ele foi buscar mulheres fora do seu povo, ele foi buscar uma filistéia.
E quando isso aconteceu, ele veio a sofrer aquilo que a história nos mostra.
A filistéria já tinha a orientação dos seus patriotas, compatriotas, que eram os filisteus, que, tinham o olho já em Sansão, porque Sansão era um obstáculo à entrada deles, Sansão estava sempre na defesa, Sansão lutava e a palavra do Senhor mostra de que forma ele né, ele usava os seus argumentos físicos, caveira de jumento, ele derrubou uma porção de uma vez só, soltou a raposa, a raposas, né, botou rá..., é fogo no rabo da raposa, soltou no arraial dos filisteus.
Ele era terrível.
E ninguém podia com Sansão, ninguém nem chegava perto dele porque sabia que ia ser trucidado.
Mas a filistéia veio e Sansão agora passou a ser um homem visado pelo inimigo que já tinha agora a porta de entrada do segredo na vida de Sansão.
E diz a palavra do Senhor que aquela, que aquela mulher, Dalila, insistiu, insistiu com ele para que ele contasse o se... porque que ele tinha aquela força, onde estava aquilo. E ele em determinado dia ele resolver contar, não, o segredo está aqui no cabelo, era nazireu, não é, era o voto né, de nazireado, o cabelo, crescido, ele disse o segredo estava ali, estava ótimo, pronto estava resolvido o problema, para ela e os filisteus, quando ele dormiu no colo dela, chamou o amiguinho, ele veio de lá, cortou as tranças, as sete tranças de Sansão.
E o resultado nós sabemos muito bem, Sansão teve a força, e ela fez de propósito, Sansão, os filisteus vem aí. Não, deixa comigo, deixa comigo, eu resolvi os problemas até hoje, nunca me faltou forças, mais uma vez, e diz a palavra do Senhor, e ele não sabia que o Espírito do Senhor tinha se afastado dele, não era mais a ele.
Sansão foi preso, colocado em cadeias, serviu de achincalho para quem estava ali, furaram os olhos dele, botarem ele para moer, né, fazer aquele trabalho ali de moedura que era, naquela época usava, né, a, o, centro ali havia o local de moer e um braço que o individuo ficava rodando o dia inteiro para moer o grão que ficava ali, rodava o dia inteiro e moía.
E ele não sabia que o Espírito do Senhor tinha se afastado dele.
Meus irmãos, a vida espiritual é uma linha, é uma linha que ela é invisível, o homem passa com facilidade dessa linha (4). E Sansão tinha tudo, tudo para passar dessa linha. Ele estava confiado nele.
Ele tinha o Deus todo poderoso, ele tinha um pacto com Deus, ele estava, era o homem extraordinário, ninguém podia com ele, era auto-suficiente, mas o que aconteceu com ele?
Primeiro: Desobedeceu aos pais e a ordem na época era: "Não casem com os filisteus, não vá embora do arraial, da família, do nosso povo" e o primeiro erro de Sansão foi exatamente sair da sua congregação, da sua comunidade, da obra que ele conhecia, para buscar uma outra coisa que o atraiu.
Muitos tem feito isto. Deitam, vão buscar, vão buscar fora da obra (5), os argumentos da sua auto-suficiência, e eles terminam um dia no colo de Dalila.
Dalila é a igreja infiel, é tudo isto que aí está, que parece ser coisa muito boa, não vejo nada demais, também são nossos irmãos, também são aqui em nosso meio.
Também, os argumentos todos, e finalmente, ele deve ter achado Dalila muito bonita, ele não tinha mais, coisa mais bonita no arraial, ele tinha que buscar lá fora, uma religião bonita, uma igreja bonita, pensamentos bonitos, né, fantasias, dormiu no colo de Dalila, mas antes ele contou o segredo. (6)
Meus irmão esta obra, ela tem segredos, o segredo, ele não pode ser exposto, você não pode chegar aqui, pegar um papel destes e passar para um Amalequita (7), ele não vai entender nunca.
Ele não vai entender nunca o clamor pelo sangue de Jesus (8).
Ele não vai entender a experiência de dons espirituais (9).
Ele não vai entender o que é corpo. Ele não vai entender o que é obra (10).
Ele vai criticar, ele vai, é isto, e quando isto acontece, foi aquilo que aconteceu com Judas, qual foi o problema de Judas? Ele expôs o corpo, ele foi lá e beijou Jesus. Ele expôs o corpo. Pedro teve as dificuldades dele mas Pedro não expôs, Judas não, expôs o corpo para ser destruído.
E muitos (tosse) fazem isto, tem uma família desarrumada e leva as coisas, o segredo do Senhor para eles, às vezes nós temos, olha eu queria levar, pastor eu queria levar o cd, queria, o ideal seria levar o cd, não há nada demais (tosse), mas são pessoas que não estão preparadas. Então vou pegar, vou entregar isso a qualquer um que passa, pessoa lá, A amalequita, leva, ele leva lá pra frente.
Foi exatamente o que aconteceu com Sansão, Sansão fez exatamente aquilo que não devia, contou o segredo. (11)
Cidadão veio de lá e, o inimigo está preparado. Ali, à partir dali, o sono, você dormiu, você dormiu espiritualmente, você cai no colo de Dalila e o sono é profundo. Acordou e o es.. ele pensava que o Espírito Santo ainda estava, o Espírito de Deus estava sobre ele.
E não estava mais, Deus não contende para sempre com o homem, quando Deus nos dá uma bênção, ministério, ministério, ministério é uma benção, você não quer, não há problema nenhum, sim, ninguém está lhe obrigando, eu não tô obrigado, ninguém precisa ter pena de mim, "A, eu tô com tanta pena do pastor, tadinho, daquela idade, ele já não tá subindo direito no púlpito, já, já fala babando", então é, mas veja só, ninguém precisa estar com estas preocupações porque quem cuida do servo de Deus é o Senhor. Se o Senhor chamou, não há maior bênção para um homem nesta vida, ter um ministério dado pelo Espírito Santo. Se ele tem o ministério da carteira profissional do curso que ele fez de teologia, não sei se tem valor, mas, o ministério outorgado pelo Espírito Santo. E quando o Senhor dá, ele sabe porque dá, ele sabe que o homem está em condições de ter aquilo, que pode suportar, e quando ele não suporta, não foi porque não sabia não, Deus sabia que ele suportava, mas, ele que negou o ministério, ele que negou o projeto de Deus na vida dele, ele foi buscar noutro lugar, ele foi buscar uma Dalila para dormir ali. (12)
O inimigo veio e cortou, cortou as tranças, as sete tranças falam da mente, do homem, do pensamento perfeito de Deus, o ministério e todas as coisas com todos recursos, e ali perdeu. O que que aconteceu? Primeira coisa, cadeia nele, agora não é mais você quem vai ditar aqui, quem vai ditar as ordens agora somos nós, a nossa igreja é que diz o que que o pastor deve fazer. Nossa religião é quem vai dizer o que, nesse, nesta obra o Presbitério só vai nos lugares quando é uma revelação, quando há uma dificuldade, quando há um desacerto, mas o Presbitério não vive monitorando pastor não (13).
Há regiões que o Presbitério nunca mandou ninguém, porque sabe que é uma responsabilidade pessoal.
Nós não ficamos vigiando tesouraria (14), tesoureiro, hã, mas se houver falha, nós vamos corrigir.
Agora, ficar, olha, tem que ser assim, não, nós temos as normas, porque alguns não atendem as normas, alguns saem, são auto-suficientes, eles aprenderam o que viram lá de Dalila, lá fora, e eles querem botar dentro da, aí não, no arraial de Israel não cabe Dalila não. Furaram os olhos, meus irmãos, o homem, depois de preso, o caminho pra ele não existe mais, acabou, ele passa a ser um achincalhe, crítica, eu não vi um que tenha saído desta obra, que "teje" de pé, não vi um, nenhum. (15)
E as pessoas olham, quando vêem, é crítica, e o mundo está aí exatamente para isto, para falar, para vigiar, para desmerecer ministério.
Agora Sansão perdeu o caminho, quando ele perde o caminho, ele fica rodando no mesmo lugar.
Ele não tinha mais o que enxergar e passou a rodar no mesmo lugar.
A religião leva o homem a ficar rodando no mesmo lugar, dizendo todo dia a mesma coisa, ele fica inventando coisa, não enxerga mais. (16)
E ele vai fazer o que agora? Ele vai fazer, dar o alimento para o Amalequita, o Filisteu. Ele vai, o ministério dele é ali, rodando, por isso a nossa preocupação quando nós vemos que igrejas não crescem, tem alguma coisa errada, Dalila botou alguma coisa na cabeça de Sansão.
De duas uma, ou já cortou as tranças, ou ele já contou o segredo ou está para contar.
Mas ele perdeu a visão, o rumo, Jesus é o caminho, ele tá rodando.
Israel rodou a montanha de Esaú até o último cair. Quando o último caiu, os pensamentos de Esaú, as idéias de Esaú, aí o povo caminhou para a terra.
Não há mais lugar para Dalila nesta obra, a visão vasada, ele não enxergava mais nada.
Agora ele vai levado pela mão do homem, ele não tem mais a mensagem revelada. (17)
Ele está sempre rodando no mesmo lugar e fazendo alimento para Dalila, para a igreja infiel. (18)
E ele pensava que o Espírito de Deus ainda estava sobre ele.
Este é o grande problema dos que caem, pensam que o Espírito Santo, e outros que querem acompanhar pensam que o Espírito Santo está com aquele ministério. (19)
Abandone isto, deixa pra lá, caiu, caiu foi pra lá, deixa ir embora, ele escolheu o que queria, ele abandonou a coisa mais preciosa, ele negou o dia em que ele foi à frente, diante de toda igreja, ele não respeitou a sua vida, a ovelha, aquilo que ele diz que depois de vinte anos lutou, de trinta, quarenta, seja o que for, não justifica porque levou quarenta anos mentindo, ele não tem direito, não tem valor, este homem não tem valor, não é nem questão espiritual, é questão de caráter. Eu não posso pregar uma coisa hoje aqui e amanhã vir dizer, telefonar para um e para outro para dizer que a obra está errada e que eu estou certo, eu não posso fazer isto, isto é uma falta de caráter, como é que eu vou dizer que o Espírito Santo revelou nesses quarenta anos e amanhã vou dizer que eu não creio. (20)
A linha do Espírito é muito séria e as pessoas pensam que mudando de lugar está tudo bem.
Sabe o que, sabe o que é que aconteceu, depois de tudo isto? Sansão teve uma grande oportunidade, sabe qual foi? De morrer debaixo dos escombros daquilo, do templo, da religião e ele serviu de achincalhe, foi lá para o templo, lá pro o ídolo lá, segurou com uma coluna, morreu e os filisteus, quem está com ele morre também, como morreu com Adonias, e nós estamos falando aqui pra muitas pessoas que precisam ouvir isto, lá em vídeo conferência, aqui, o homem que cai nesta obra, só tem um lugar para ele, é debaixo dos escombros com aqueles que ficam em sua volta, aqueles que o chamaram para esta posição, para aqueles que tiraram ele da posição certa, e, a morte e a sepultura, é ali, com o deus dos filisteus, é ali, com a farra religiosa, que, quando levaram Sansão foi para ele dar um show, ele foi para dar show, foi para dar show mesmo. E é este show que tá por aí, e muitos estão indo para lá, para este show, para este teatro e não sabem que o Espírito do Senhor não estava mais sobre Sansão, Sansão não sabia. Naquele momento Deus permitiu a recuperação de Sansão para a morte. Ele mesmo decretou a sua própria morte. A sua força foi esmagada pelos restos de um templo, de uma religião, juntamente com os religiosos que foram para lá, para ovacionar, para ver a derrota de mais um infeliz, e ele não sabia que o Espírito do Senhor não estava mais com ele. (21)
Meus comentários sobre a mensagem:
(1) Modifica a voz, dando ênfase à palavra JUÍZES, inserindo subliminarmente a concepção de juízo na mente dos ouvintes.
(2) Equivocadamente inicia a leitura do verso 22 e não prossegue. A continuação da leitura do verso 22 e os demais, derruba toda teoria apresentada em sua mensagem, deste verso em diante, a Bíblia relata que Sansão teve de volta sua força e que derrotou na sua morte, muito mais inimigos do que em vida (uma alusão ao messias Jesus Cristo, que, em sua morte derrotou todo o mal).
(3) Sutilmente transformando Sansão em um membro congregacional, ou seja, daqui em diante não se olha mais Israel como tribo, como nação, daqui em diante, os ouvintes começam a enxergar Sansão como o membro da igreja através da palavra "congregação". Ao dizer que Sansão se destacava, o assimila à um pastor da congregação.
(4) A vida espiritual é uma linha invisível de fácil transposição? O que isso quer dizer? Não ficou claro se passar a linha invisível é bom ou ruim.
(5) Aqui, ele assemelha o fato de Sansão ter casado com uma estrangeira ao fato de alguém deixar a congregação, a obra, ou seja, deixar a Igreja Cristã Maranata e sair para outra denominação evangélica.
Bom, ele trabalha com uma TEOLOGIA REVERSA, adaptando todas histórias bíblicas ao conceito atual, ou seja, converte todos os fatos bíblicos à fatos de nossos dias.
A questão etnocêntrica é visível, seria como um flamenguista obrigar sua filha a se casar com um flamenguista e ela, fugindo à esta ordem, casar-se com um vascaíno (que para mim realmente isto é desobedecer a Deus).
(6) Novamente, chamando outra denominação evangélica de igreja infiel.
(7) Dizendo que, por exemplo, a mensagem que está sendo pregada, não pode cair nas mãos de "não-maranatas" porque não entenderiam seu contexto. Eu seria por exemplo esta pessoa, amalequita, que acabou pegando o papel e estou questionando. Porque, segundo ele, as pessoas que estão assistindo à sua mensagem no exato momento eram as únicas capazes de entender.
(8) Clamor pelo sangue de Jesus: É uma doutrina da ICM, onde toda oração deve iniciar com a frase: "Senhor, nós clamamos pelo sangue de Jesus". Somente iniciando a oração assim, Deus ouve as nossas orações.
(9) Aqui ele fala como se, e somente se, a ICM utilizasse o conceito pentecostal de dons espirituais, que, talvez ele não saiba, foi iniciado à mais de cem anos. Porém, no meu ponto de vista, o avivamento pentecostal evangélico é mais uma neurose do que uma operação de Deus realmente.
(10) Aqui ele menciona que ninguém conhece o conceito de corpo de Cristo conforme a ICM prega, inclusive, adiciona que ninguém conhece o conceito de Obra. Porém, o conceito de igreja como corpo de Cristo está explícito nas cartas de Paulo, não sendo nenhum segredo conforme ele enfatiza.
Quando ele diz, ninguém entende o que é obra, está afirmando que, qualquer um que questione seus ensinamentos não entendeu a obra de Deus.
(11) Aqui é dito que, as mensagens, as músicas, as "revelações", os livros, tudo que contenha os ensinos da ICM não podem ser levados para pessoas "não-membros". Pois assim, os segredos da ICM seriam expostos.
Deixa bem claro que a Igreja Cristã Maranata tem ensinamentos que são segredos, tornando assim, uma seita. Isso vai contra os ensinamentos do Evangelho, que não tem segredos, os ensinamentos de Jesus estão escancarados para todos nós, judeus ou gentios.
(12) Aqui ficou bem claro que a intenção da mensagem é criticar os pastores que saíram da Igreja Cristã Maranata.
(13) Esta afirmação não é verdadeira. Os pastores são monitorados sim. A Igreja Cristã Maranata possui divisão em Região, Área e Pólo. Sendo assim, existem coordenadores de Pólo, Área e Região, que são pastores escolhidos pelo Presbitério, que, por sua vez, é o órgão centralizador.
Para manter os pastores "na linha", existem reuniões de pastores com os coordenadores de Área. Também são feitas reuniões com todos os coordenadores. E as reuniões são bem frequentes, e, se um pastor "fugir" às regras da instituição, ou questionar alguma ordem (revelação?) do Prsbitério, este é punido e até mesmo retirado do cargo.
(14) A gestão financeira da ICM é feita da seguinte maneira:
Cada igreja possui dois tesoureiros, todo dízimo é depositado em contas da ICM, é gerado um relatório mensal com os dados de receita e despesa. Este relatório é assinado pelos dois tesoureiros, e conferido e assinado também pelo pastor da igreja.
Mensalmente existe uma reunião de tesouraria da Área, onde os relatórios com as devidas notas fiscais de compras de produtos são levados. Nesta reunião, novamente o relatório é conferido por três pastores da comissão de tesouraria e assinado por eles. Somente depois disto, o relatório é levado para o Presbitério.
Encontraram nesta organização uma forma de evitar roubos e fraudes por parte dos tesoureiros, pois, para burlar o sistema, teriam que ter duas pessoas interessadas em fazer, o que, é mais difícil do que deixar nas mãos de uma única pessoa.
O que ele queria dizer quando disse que não vigia tesoureiros?
(15) Neste momento ele afirma que todos que saíram da Igreja Cristã Maranata para outra denominação estão caídos. Na concepcção evangélica, caído é uma pessoa que já fora evangélico e não é mais.
Ele diz isto mesmo para casos em que os que saíram continuem com sua vida conforme os ensinamentos de Jesus, mesmo assim, são considerados caídos.
(16) Interessante ele dizer que aqueles que saíram da ICM vivem todos os dias falando as mesmas coisas. Eu particularmente fiz parte da ICM e, todo dia também são faladas as mesmas coisas, todo ano as mesmas coisas se repetem.
(17) Aqui ele diz que o pastor, ao sair da Maranata não mais prega a mensagem inspirada por Deus, agora, prega coisas de sua própria cabeça, sendo que antes, pregava a palavra Revelada, que é enviada em circulares para pastores diretamente do Presbitério.
(18) Aqui está afirmando que o pastor que deixa a Maranata para ser pastor em outra denominação está dando comida aos Amalequitas e Filisteus, ou seja, os Israelitas são os Maranatas, os demais são Amalequitas e Filisteus.
(19) Aqui ele afirma que o Espírito Santo é propriedade particular da Maranata, o pastor que sai da Maranata vai, mas o Espírito de Deus que estava com ele não o acompanha.
(20) Aqui ele faz uma abordagem muito inteligente, ele diz que, se o indivíduo pregou durante vinte anos, e, após isto sai da ICM, este não é digno de confiança, já que viveu vinte anos mentindo, este indivíduo não tem caráter.
Mas, se ele realmente estava mentindo durante vinte anos e continuasse mais vinte, este sim, na concepção dele é um homem de caráter, certo?
Bom, a questão não é o caráter da pessoa que saiu da ICM, mas sim, a foram como ele foi iludida, a questão não é de caráter mas é psicológica.
A questão é, que na maioria das vezes, a pessoa é iludida pelas mensagens que exaltam a Obra, que apresentam uma religião que possui NOVIDADES não existentes em nenhuma outra.
É DITO: "NÓS TEMOS UM SEGREDO".
E o novo convertido diz: "ALELUIA, ENCONTREI MEU LUGAR".
Porque quem não quer ficar em um lugar que sabe de coisas que nenhum outro grupo sabe?
ATÉ EU QUE SOU MAIS BURRO.
Apresentam ao novo convertido um produto que enche seus olhos, e, o entendimento de que aquilo tudo era apenas uma falsa religião, uma falsa espiritualidade só será discernida diante da leitura do Evangelho e da vida em sinceridade com Deus, o que, para alguns pode levar realmente vinte anos.
(21) Aqui ele fecha a mensagem chamando Sansão de infeliz, dizendo que Sansão foi motivo de chacotas e zombaria e que morreu entre os "não-salvos".
Ele por acaso não leu que JESUS também foi motivo de zombaria? Será que ele não leu que Jesus foi ovacionado? Será que ele não leu que JESUS foi morto ENTRE OS "NÃO-SALVOS"?
Que pena, Sansão, que era uma visão judaica de um messias, um herói, um herói da fé conforme é mencionado no Novo Testamento, de um homem que sofreria e seria morto para dar vida e liberdade à Israel, agora foi transformado em um bandido, em um pobre coitado, em um infeliz.
Nesta mensagem ele está nitidamente dizendo que Sansão não foi salvo, porque morreu entre os "não-salvos".
No verso trinta do capítulo dezesseis está escrito: "e foram mais os mortos que matou na sua morte do que os que matara na sua vida".
Sansão morreu como um herói, teve um enterro digno, foi sepultado no sepulcro do seu pai, não ficara para apodrecer entre os filisteus, embaixo dos escombros como induziu este pregador.
E tem mais, nós nunca sabemos os desígnios de Deus, e já que os evangélicos acreditam que Deus interfere em tudo, porque não podemos também dizer que Deus é quem fez tudo isto acontecer?
Isso mesmo, e se Sansão estivesse fazendo realmente A OBRA DE DEUS, passando por tudo que passou?
Afinal de contas ele não venceu os filisteus?
Ou não?
Não era esta a função de um juíz?
Proteger o povo com a própria vida? Não?
Encontrei um texto sobre Sansão na internet, ainda não o li todo, nem parei para analisar sua origem, autor, etc. Olhei o índice, fui ao oitavo capítulo intitulado "O retorno de Sansão", li apenas a primeira página e achei muito mais sábio o entendimento sobre a morte de Sansão. Segue parte que li:
Deus exerce controle exaustivo sobre todas as coisas, incluindo todos os pensamentos e decisões humanas. Por sua providência, os filisteus não mataram Sansão, mas eles “o prenderam, furaram os seus olhos e o levaram para Gaza. Prenderam-no com algemas de bronze, e o puseram a girar um moinho na prisão” (Juízes 16:21). Embora ele tenha matado mais de mil filisteus e destruído
as plantações deles, eles não executaram Sansão logo que o capturaram. Talvez eles pensaram em fazer dele um exemplo, ou talvez após tudo o que Sansão tinha feito a eles, eles desejavam humilhá-lo e torturá-lo por um tempo primeiro. Tendo “furado os seus olhos” e o prendido com “algemas de bronze”, talvez eles pensassem que ele não era mais uma ameaça. Mas a providência de Deus estava em ação — levar Sansão para a importante cidade de Gaza, com ou sem olhos, era como disparar o tique-taque de uma bomba. Embora ele estivesse cego, Sansão era o Cavalo de Tróia de Deus para os filisteus.
Os filisteus “furaram os seus olhos”, o que parecia ser um evento trágico, mas isso foi provavelmente a melhor coisa que já tinha acontecido a Sansão. Ele era uma pessoa apaixonada, enérgica e extrovertida, mas ninguém o entendia. Seu comprometimento para com Deus era fraco, e ele estava buscando satisfazer a si mesmo buscando amor em todos os lugares errados.
Perder sua vista e liberdade o forçou, talvez pela primeira vez em sua vida, a olhar para dentro — refletir sobre sua vida e seu comprometimento para com Deus. Jesus disse:
Se a sua mão o fizer tropeçar, corte-a. É melhor entrar na vida mutilado do que, tendo as duas mãos, ir para o inferno, onde o fogo nunca se apaga, onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga. E se o seu pé o fizer tropeçar, corte-o. É melhor entrar na vida aleijado do que, tendo os dois pés, ser lançado no inferno, onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga. E se o seu olho o fizer tropeçar, arranque-o. É melhor entrar no Reino de Deus com um só olho do que, tendo os dois olhos, ser lançado no inferno. (Marcos 9:43-47)
Paulo escreveu, “Mas, se nós tivéssemos o cuidado de examinar a nós mesmos, não receberíamos juízo. Quando, porém, somos julgados pelo Senhor, estamos sendo disciplinados para que não sejamos condenados com o mundo” (1 Coríntios 11:31-32). Pela graça soberana de Deus, se Sansão tivesse se arrependido, então ele provavelmente não teria sofrido como ele sofreu. Mas como ele tinha se extraviado, ele precisava de disciplina divina, para que ele “não
fosse condenado com o mundo. Deus opera todas as coisas para o bem dos seus eleitos:
“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito” (Romanos 8:28).
Os propósitos e planos de Deus nunca podem ser frustrados pela desobediência do homem, visto que o homem não pode nem mesmo desobedecer aos seus preceitos sem seu decreto ativo. Quer cego ou não, preso ou livre, Deus colocou Sansão onde ele deveria supostamente estar — justamente no meio dos filisteus. Deus fez isso para destruir os filisteus, e para salvar a alma de Sansão ao mesmo tempo. Agora que Sansão não podia ver exteriormente, e agora que ele não tinha nenhuma força ou liberdade, ele teve que olhar interiormente, examinar a si mesmo, e ter comunhão com Deus. Nós não temos nenhuma indicação de que ele já tivesse feito isso.
Encontrei pesquisando sobre Sansão no Google, segue o link: http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&ct=res&cd=12&ved=0CDcQFjAL&url=http%3A%2F%2Fwww.monergismo.com%2Ftextos%2Flivros%2Fsansao_e_sua_fe_cheung.pdf&rct=j&q=sans%C3%A3o&ei=oOLdS9H5FciMuAeb5an1Bg&usg=AFQjCNFDBy9JDBZGTDCNJnuAmqzHYXv8bA&sig2=wRB0jl4CJnWhbV1OPmc_CQ
Sansão sempre foi para mim um grande herói, inclusive quando era citado em minhas mensagens quando eu fazia parte da Igreja Cristã Maranata e, depois da Assembléia de Deus
Hoje ele continua sendo um grande herói.
Conforme a pregação do senhor Gedelti Gueiros, eu também sou um Sansão, escolhi a religião fora da Igreja Cristã Maranata. Segundo ele, eu vou morrer junto aos pecadores.
Mas é isto mesmo que vai acontecer, um dia eu irei morrer, ou não? Afinal de contas, poetas não morrem, rsrs.
Depois de ouvir esta mensagem, posso afirmar, que, após morrer embaixo dos escombros, serei recebido aos céus pelo CRIADOR, e, junto com Jesus, Sansão e tantos outros heróis da fé, descansar em paz, eternamente.
Agora, se ele conseguir ser salvo, quero ver a cara dele quando se deparar com Sansão na eternidade. (esta é uma visão bastante evangélica sobre salvação e vida após a morte).
Senhor pregador, gostaria que estas minhas poucas palavras escritass chegassem em tuas mãos e, inclusive gostaria de ser convidado à conversar contigo para tentar entender melhor porque a sua mensagem é REVERSA, porque até a história de Sansão é comparada com conceitos da sua denominação.
Porque dizes que os que saem de tua igreja somente fazem criticar e, nesta mesma mensagem criticas tanto outras denominações chamando-as de IGREJA INFIEL.
Porque dizes que não criticas, mas, ao mesmo tempo chama pessoas que saíram de sua dominação de pessoas sem caráter?
Eu estou vivendo muito bem e com Deus, mesmo não indo aos cultos de tua igreja ou subindo aos púlpitos dela.
Eu seria uma excessão à sua mensagem?
Abraços a todos,
Jesus disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida."
QUEM AMA A PRÓPRIA VIDA A PERDERÁ.
Odlave Sreklow,
Mais um caído, mais um humilhado, mais um vencedor, mais um salvo.
Odlave, vai prá glória, meu filho, que postagem é essa?????
ResponderExcluirvou ter que gastar uns 50 contos aqui na lan para ler tin tin por tin tin...por isso, li por alto (quando meu pc voltar da oficina leio tudo), e destaquei essa sua observação:
"Aqui ele diz que o pastor, ao sair da Maranata não mais prega a mensagem inspirada por Deus, agora, prega coisas de sua própria cabeça, sendo que antes, pregava a palavra Revelada, que é enviada em circulares para pastores diretamente do Presbitério."
Típico da idiotice esquizofrência soberba da religião evangélica!!
Sobre Sansão, você está certo em dizer que ele é um herói. É o grande herói do povo israelita. Certamente não foi histórico, mas sua estória é rica em significados.
ResponderExcluirEscrevi também lá na minha sala um texto sobre um outro "herói" da literatura judaica: Jó. Quando tiver um tempinho, dá uma lida.
http://saladopensamento.blogspot.com/2010/03/o-dilema-de-jo.html
abração
Edu, vou ler teu texto sim,
ResponderExcluirE comentarei.
Abraços.
Odlave Sreklow.
Você me inspirou, olha lá meus pitacos sobre Sansão:
ResponderExcluirhttp://noticiasdobill.blogspot.com/2010/05/sansao-heroi.html
Grande Gabriel,
ResponderExcluirGostei muito da sua divagação sobre Sansão, rsrs.
Vou colocar no meu blog.
Abraços,
Odlave Sreklow.
CARO Odlave. ADMIRO SUA CONDUTA, APESAR DE ENTENDER QUE VOCE PARECE NAO SER VERSADO EM TEOLOGIA. SERÁ QUE NO SEU INTIMO, ESTA BUSCANDO O DEUS DOS CRISTAOS? AMIGO, QUAL É A SUA FE? ESTE PREGADOR QUE VOCE CITA PARECE SER UM LEIGO, CONTUDO, NAO É PRECISO SER ACADEMICO PARA ANUNCIAR O REINO DE DEUS. TODOS NOS TEMOS INDAGAÇOES A RESPEITO DESTA LINDA E CONTROVERSA EXISTENCIA HUMANA. A BIBLIA TEM COMO TEMA APRESENTAR UM DEUS DE AMOR E SEU RELACIONAMENTO COM O SER HUMANO E TODOS NÓS ESTAMOS INSERIDOS NESTE CONTEXTO.MEU EMAIL E EMILSONCB@GMAIL.COM. QUE DEUS ABENCOE GRANDEMENTE SUA VIDA.
ResponderExcluirAmigo Emilson Batista,
ResponderExcluirQuando você se refere a teologia está se referindo a "teologia cristã", presumo?
Não entrei em uma faculdade com intuito de me tornar teólogo, fiz faculdade de tecnologia (sistemas de informação), porém, a três anos atrás me apaixonei pelo estudo da sociedade e do ser humano, abrangendo assim, diversas áreas (psicologia, filosofia, religião, antropologia e demais áreas da ciência).
Peguei a grade de uma faculdade de teologia cristã e li livros relacionados às matérias ministradas em tal curso.
Estudei por minha conta (e risco) o cristianismo (católico/evangélico/espírita/mórmon), li um pouco sobre hinduísmo, budismo, islamismo.
Venho de uma ramificação cristã, porém, atualmente estou órfão de religião e de deuses.
Estou do lado de fora, admirando todas elas.
Este pregador do post é o fundador de uma igreja cristã evanélica, considerado o mediador entre Deus e os homens (rsrs).
Quanto a você dizer que a Bíblia apresenta um "Deus amoroso" e tal, há controvérsia, porque a Bíblia apresenta um "deus" de acordo com a visão e época do escritor, ou seja, um deus de trevas (Gênesis), ou um deus de luz (João).
Um deus malvado que castigou Saul porque o maldito não matou todo mundo que tinha que matar, depois um deus bonzinho que tomou muita surra e não destruiu os que batiam nele.
Se houver um Deus de verdade, religião nenhuma o conhece, nem eu, nem você.
Abraços fraternos,
Odlave Sreklow.
Amados,
ResponderExcluirO pior é ser pobre de espírito, que aprendem sempre e nunca conseguem chegar ao conhecimento da verdade. Quanto a vc, Sr. Odlave Sreklow: vc tem um deus sim: vc mesmo e sua "humilde opinião" sobre pregadores e cristãos. Vc não precisa de um Deus de amor para te curar das feridas da dúvida e da incredulidade, vc já tem a sua teologia para alimenta-la e fortalece-la. Vamos lá, publique este post: Vc já esta com os olhos furados como os de sansão, conduzido pelas mãos da teologia, filosofia, andando em circulos, e, pelo visto, embora este não seja o meu desejo, vai morrer debaixo dos escombros da sua mente contaminada, corrompida, e não importa quantos filisteus venham a "morrer" com os teus "sabidos comentários" aqui neste blog, afastando-os de uma verdade que muitos nãos querem enxergar, ou foram cegados para nãos vê-la. por que vc não faz como a pregação sobre sansão que vc enelteceu e aproveita a sua cegueira para olhar para dentro de si, ver a sua miséria espiritual e buscar lugar de arrependimento. Deixa o pecado filho e volta para o Senhor.
E, mais um conselho, aproveita os bons conselhos do Pastor que vc só conseguiu atacar, e não precisa ser maranata para perceber isso. Nos temos, hoje sim, um cristianismo que assim como sansão foi chamdo por Deus, mas, simplesmente, entendeu que pode viver sem ele e sua vontade, e, pior, vai morrer debaixo dos escombros de uma fé morto num último ato da misericóridea de Deus.
Cadogv
calbertoli38,
ResponderExcluirFalas como se fosse o dono da verdade.
Pena que nem o mais sábio humano é possuidor dela.
E daí se eu sou o meu "deus"? Pelo menos não atribuo responsabilidades minhas à seres imaginados.
Realmente eu não preciso de um "deus" como vc deve precisar.
Desculpe, mas, quem aqui está rodando em círculos? Talvez seja você, não?
Se eu vou morrer, sim, como muitos já morreram e muitos morrerão, pelo menos não preciso ficar com medo de morrer, como você por exemplo, que deve viver enfiado em um templo cantarolando, cantarolando e morrendo de medo do bicho-papão.
Abraços.
Detalhe: O blog é meu e o que eu escrevo é para mim mesmo.
Odlave Sreklow.
Bela abordagem do tema!
ResponderExcluirPra mim Sansão sempre foi um grande herói!
sou membro da ICM e já ouvi vários pregadores papagaiando essa mesma "mensagem" de teor altamente herético nos cultos, NUNCA entrou em meu coração tal entendimento, há um "hino" que eles colocaram a igreja pra cantar que confirma toda essa bobagem que o Primaz anda pregando sobre Sansão...se você quiser procurar na rede, o hino começa assim "Sansão era um menino nazireu..."
Obrigado pelo comentário Joe,
ResponderExcluirFique à vontade.
Um grande abraço,
Odlave Sreklow.
Suas observações demonstram que você se decepcionou com o homem, isso é até normal, mas certamente que o Senhor não te decepcionou. A quem você servia então? Você pode viver da forma que quiser, porque o amor do Senhor é tão grande que nos deixa livres para escolher,e sendo você dotado de inteligência e instruido com conhecimento biblico sabe que Deus existe e tem um plano de vida de plena exuberãncia satisfatoria para todo homem que escolher servi-lo ( não ao homem). Portanto ergue sua cabeça e busque ao Senhor que te ama. Onde? Ore a Ele e Ele te mostrará.
ResponderExcluirTe desejo á paz do Senhor.
Será que o GEDELTI GUEIROS é Maçon ???
ResponderExcluirQuem sabe me responda.
Nykson,
ResponderExcluirTudo bem?
Obrigado pela visita.
Gostaria de te informar que não me decepcionei com ninguém, eu apenas estudei a religião que fazia parte, assim como diversas outras. Eu não sirvo a ninguém, apenas a mim mesmo. Não, não tem como eu saber se Deus existe e nem você, na verdade ninguém nunca provou a existência deste ser.
Minha cabeça está erguida, porém, não quero buscar ao seu senhor, muito obrigado.
Também te desejo muita paz e menos ilusão.
Odlave Sreklow.
Gostei de sua explanação sobre a mensagem do Gedelti Gueiros. Ele é um apóstata, só num fala mais heresia porque já está velho, no fim do vigor.
ResponderExcluirPensando nessa questão de agnosticismo e ateísmo, eu entendi que não há mal nenhum em não acreditar em Deus ou deuses (a atmosfera espiritual em si), desde que aquele que não crê não inste na investigação da falta de critérios, provas e fatos que afirmem contundentemente que não existe "deus" algum, posto que se um indivíduo não encontrou provas para acreditar em Deus e por isso não crê, é notório que em Deus não há importância e nem significância direta ou indireta nas mazelas de sua vida humana. Se deuses não importam porque não existem, porque um ateu se preocupa em desmistificá-los, se na sua individualidade a ausência de uma fé em Deus o algum deus não afetará sua vida (caráter, moral, convívio social, família, etc)?
Odlave, achei supremo o que você disse:"Se houver um Deus de verdade, religião nenhuma o conhece, nem eu, nem você." É uma frase que exige muita disposição para refletir. Obrigado por tê-la escrito.
Sabe, eu já entendi que não preciso provar que Deus existe para os outros, mas sim para mim mesmo. Mas não um deus segundo a minha visão, meus critérios, minhas necessidades; quero o Deus de verdade que toma prova de mim para que eu mereça conhecê-Lo e amá-Lo.
Parabéns pelo blog, o visitarei mais vezes. Abraço e mesmo que você não acredite em Jesus eu profetizo bençãos sem medida para você, porque, pelo sim e pelo não, vai que Ele passa a existir pra você! No final das contas, se Ele não existe pra você, nem se eu te "amaldiçoasse" não te afetaria em nada, que dirá então te abençoando ? Pelo menos estou te desejando coisas boas.
Att. Samuel Costa
Samuel Costa,
ResponderExcluirSeu comentário me surpreendeu e tua bênção é bem-vinda, porque independente de religião e deuses, desejar o bem para o próximo é sim uma boa coisa. Desejo tudo de bom pra você também, e, se for necessário acrescentar, que Jesus, Khrisna, Brahma, Ogum, Iemanjá ou Alá te abençoem grandemente.
Um grande abraço e apareça sempre.
Se quiser me adicionar no MSN (odlavesreklow@gmail.com), Skype (Odlaverw) ou GoogleTalk (odlavesreklow@gmail.com) fique à vontade.
Odlave Sreklow.