quinta-feira, 6 de maio de 2010

Esboço de mensagem 31/03/2009



Encontrei este esboço de mensagem em meu computador.

Elaborei-o em 31 de março de 2009.

Nesta data eu ainda estava em uma Igreja Assembléia de Deus.

No entanto, já percebe-se na mensagem onde eu iria chegar, ou, para onde eu estava indo, rsrs.


1 Coríntios 3
1     E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo.
2     Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis,
3     Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?
4     Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais?
5     Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um?
6     Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.
7     Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.
8     Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho.
9     Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.
10     Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.
11     Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.


Saudações em Cristo Jesus.

O que a sociedade menos precisa hoje é de grupos religiosos criados especificamente para atender aos desejos pessoais e, muitas vezes carnais de certos indivíduos.

Hoje em dia ser evangélico é a pior coisa que existe para a sociedade. Se Lutero soubesse disto tudo não teria levantado uma tese sequer contra a religião atual, porque trocar seis por meia-dúzia não traz benefício nenhum a quem quer que seja.

Baseados em idéias muitas vezes filosóficas ou revolucionárias foram criadas ramificações não da videira verdadeira, mas, tendo como tronco o seu idealizador.

Isto já existia na época do próprio Paulo. Ele escreve à igreja de Corinto dizendo que não podia falar de forma espiritual, pois, o povo não estava mais vivendo de forma espiritual, portanto estavam vivendo conforme o seu próprio pensamento os conduzia, deixando o ensinamento daquele que deveria ser o seu Mestre.

Alguns chegavam a discutir ou disputar se seria de Paulo ou de Apólo, estava virando um verdadeiro Evangelho do Futebol, o pior, é saber quem estaria na segunda divisão (rsrs).

Se Paulo não deixasse a espiritualidade de lado e falasse como carnal, na razão, eles provavelmente estariam criando até fãs-clubes e produzindo camisas com os dizeres “Eu sou de Paulo” ou “Eu sou de Apolo”.

Sobraria espaço para disputas esportivas nos finais de semana.

E o que vemos hoje não é diferente.

As pessoas estão preocupadas em servir a Deus do jeito que acham que devem servir.

Quando Deus foi se identificar ele disse “Eu Sou”, apenas isto. Então, quando perguntarem de quem você é, basta dizer: “Eu sou do Eu Sou” e ponto final.

Vemos diariamente líderes evangélicos criticando outros líderes, porque o que um ou outro diz está errado ou certo.

Na realidade criam-se evangelhos baseados em Relativismo(1) ou Perspectivismo(2).

Esquecem o verdadeiro sentido do evangelho, que é anunciar as boas novas, sem represálias, ou opressões, basta o império Romano junto aos Judeus tradicionais que queriam obrigar aqueles que estavam surgindo (os cristãos) a deixarem de lado a boa nova e continuar com os velhos costumes.

As pessoas cada dia mais estão presas a fulano ou cicrano e dizem: “Este é homem de Deus” ou “Esta é mulher de Deus”. E você? Se você não for espiritual de nada adianta, Os ditos homens e mulheres de Deus talvez subam no dia do arrebatamento e você vai ficar procurando outros iguais para tomar como base na era pós-arrebatamento e não vai mais encontrar.

Embora a maioria das determinações utilizadas hoje pela igreja sejam baseadas em escritos de Paulo, ele mesmo disse que seus “ouvintes” deveriam se basear nele pois ele estava tomando como base Cristo. Sendo assim, que dogmas religiosos viveu o ladrão salvo no último instante na cruz? Será que Jesus olhou para a roupa dele antes de possibilitar o paraíso quase que instantâneamente a ele? Aquele homem estaria sendo crucificado de barba feita, de terno e gravata? Jesus se preocupou com o que os vizinhos de Zaqueu, ou, seus próprios discípulos pensariam ao decidir entrar na casa dele?


1)    Relativismo: atitude filosófica defendida pelos sofistas que nega a existência de uma verdade absoluta e defende a idéia de que cada indivíduo possui sua própria verdade, que é em função do contexto histórico do indivíduo em questão.
2)    Perspectivismo: atitude filosófica que defende a existência de uma verdade absoluta, mas pensa que nenhum de nós pode chegar a ela senão a apenas uma pequena parte. Cada ser humano tem uma visão da verdade. Esta teoria foi defendida por Nietzsche e nota-se ecos de platonismo.


Odlave Sreklow.

2 comentários:

  1. Não aprendemos pelas palavras que repercutem exteriormente, mas pela verdade que ensina interiormente. Santo Agostinho.

    Tudo que eu quero é manter comunhão com Deus, só Ele pode nos guiar a reta justiça.

    Abraço amigo.

    .

    ResponderExcluir
  2. Prezado Odlave

    Pelo andar de tua carruagem em Marco de 2009, só poderias parar mesmo aqui nesta sala de hereges, que é a C.P.F.G. (rsrsrs)

    Já estava escrito nas estrelas.(rsrs)

    Abraço

    Levi B. Santos

    ResponderExcluir