quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Havia um cientista em meio aos doze



Considerando que minha explanação seja bastante simplista, vamos ter em mente dois conceitos fundamentais: 

Cientista
Um cientista, em um sentido mais amplo, se refere a qualquer pessoa que exerça uma atividade sistemática para obter conhecimento ou um indivíduo que se empenha em atividades e tradições que estão ligadas às escolas de pensamento ou filosofia. Em um sentido mais restrito, cientista refere-se a indivíduos que usam o método científico.

Método científico
A palavra método vem do grego μέθοδος (méthodos), (caminho para chegar a um fim). O método científico é um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novo conhecimento, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes. Na maioria das disciplinas científicas consiste em juntar evidências observáveis, empíricas (ou seja, baseadas apenas na experiência) e mensuráveis e as analisar com o uso da lógica. Para muitos autores o método científico nada mais é do que a lógica aplicada à ciência.


Sei que exagero um pouco neste texto quando coloco a afirmação de que havia um cientista entre os doze, claro.

Contudo, minha intenção é utilizar apenas o conceito de que o cientista é um indivíduo que necessita submeter todas suas teorias às mais diversas formas de testes para que sejam validadas e, possivelmente afirmadas ou, definitivamente descartadas.

Jesus, após sua ressurreição, aparece aos discípulos, Tomé não estava presente.

Ao informarem a Tomé sobre o fato ocorrido, Tomé, se enche de uma necessidade de que tal "fato" fosse colocado à prova através de um método convincente.

Tomé traça seu método.

Para alguns, talvez apenas ver Jesus seria suficiente, mas, me parece que Tomé tinha duvidas mesmo se visse Jesus em sua frente, estaria Tomé incrédulo quanto à sua própria mente?
 
Teria Tomé conhecimento das farsas ou ilusões que sua mente poderia fornecer?

Por acaso Tomé, em meio a este momento difícil já não teria visto Jesus como uma formação de sua mente?

O fato da perda do mestre não teria concedido a ele sonhos acerca de Jesus?

Sei apenas que Tomé não queria ver Jesus, Tomé queria algo mais concreto.

Não queria apenas ver Jesus, queria ver os sinais dos cravos, queria tocar os sinais dos cravos, queria tocar no lado de Jesus, onde foi ferido por uma lança.

A questão de Tomé não era apenas "ver para crer" conforme Jesus mesmo mencionou, a questão era "tocar e sentir para crer".

Mesmo assim, Jesus apresentou-se a Tomé e concedeu que seu experimento fosse executado.

Jesus afirma que Tomé necessitou de algo mais real do que apenas aceitar o que falavam e disse que bem-aventurados os que não presenciaram tais fatos e creram.

Por muitas vezes vejo pessoas dizendo "Você é igual a Tomé, precisa ver para crer", ou mesmo "eu sou igual a Tomé, preciso ver para crer".

Não vejo Tomé como uma pessoa que supostamente foi ridicularizada por não ter acreditado no que ouvira.

Muitos "evangélicos" hoje, acreditam que a atitude de Tomé foi errada e que eles precisam crer fielmente em tudo que venha em Nome de Jesus para não serem chamados de "Tomé".

Qualquer pessoa que coloque à prova qualquer "revelação" ou suposta profecia, é chamada de Tomé.

Daí para frente ganha novos títulos, como herege, caído, idólatra e lá vai.

Mas tudo tem seu começo em Tomé.
O mundo (atual) seria bem melhor se nós tivéssemos um pouquinho mais de Tomé dentro de nós.

Jesus disse que chegariam dias em que diriam "Jesus está aqui, Jesus está ali", e muitos hoje, por não acharem legal serem chamadas de "Tomé" estão seguindo tais enganadores sem mesmo olhar para trás.

Estou aqui te convidando a ser um pouco mais "Tomé", não saia acreditando quando disserem algo para você em nome de Jesus, principalmente se tais coisas ditas não tenha nenhuma relação com as ações e Palaras de Jesus descritas nos Evangelhos. Queira colocar o dedo nas feridas, validar, queira provas concretas de que realmente vem de Jesus tais palavras.

Você quer um método?

Leia os Evangelhos, Neles Jesus te dá todos métodos possíveis para reconhecer os falsos profetas e os lobos deste século.

Analise para ver se Jesus realmente diria o que te disseram em Nome Dele.

Analise para ver se as ações de Jesus tem a ver com o que te disseram.

Hoje em dia o número de enganadores é tão grande que precisamos ser mais céticos quanto ao homem e suas manipulações e termos mais fé em Deus.

Eu, a cada dia que passa me torno um pouco mais parecido com Tomé.

Odlave Sreklow.

Um comentário: