quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Vamos começar o ano com o pé direito?

Vamos começar o ano com  o pé direito? 




Apesar de já ter escrito sobre vigília de fim de ano em um post no mês de Julho (
http://OdlaveSreklow.blogspot.com/2009/07/vigilia-de-fim-de-ano.html ), estou aqui, no dia 31 de dezembro, novamente me atrevendo a falar sobre o mesmo assunto.

Já fui abordado hoje com a famosa pergunta: "Você vai passar a virada de ano onde?".

Meu próprio pai que não é crente diz: "Hoje é um ótimo dia para ir à igreja, você não quer ir? Eu vou com você."

Nos últimos quinze anos eu passei a "virada", ou seja, o período de 23:00 do dia 31 de Dezembro até aproximadamente 01:00 do dia primeiro de Janeiro dentro de uma igreja evangélica. Depois sempre fizemos um churrasquinho em família.

O que acontecia neste culto da virada?

Vários tipos de pessoas, evangélicas ou não, passaram o dia em salões de beleza, dando um trato no cabelo, nas unhas, em lojas de roupa, comprando novas roupas, de preferência de cor branca. Tudo para estar bem para Deus.

Para Deus? Não, desculpe, não é para Deus, é para se apresentar bem para os "irmãos" na igreja. Afinal de contas é o último dia do ano, temos poucas horas para exibir nossos novos ternos e nossos novos vestidos.

Afinal de contas, Jesus morreu na Cruz para isso não é?

Na igreja que eu frequentava o culto sempre foi muito alegre, vários louvores são cantados não para Deus, mas, para exaltar nosso grupo, e as letras sempre falam de vitórias, vitórias e porque estamos aqui (na igreja) é que somos felizes.

O culto de vigília sempre é "dirigido" inteiramente pelo pastor, ou, a primeira parte por um "sub-pastor selecionado".

A idéia é que a primeira parte tem que ser bastante alegre, o povo tem que entrar no "clima(x)".

Quando o povo estiver freneticamente alegre, o pastor assume para transmitir a mensagem que Deus revelou. Deus revelou? Não, esqueci, a mensagem que os líderes da igreja mandaram impressas (ou por e-mail) a todos pastores de todo Brasil e também de outros países.

Todas as igrejas da denominação transmitem a mesma mensagem, é padrão, e sempre uma mensagem com bastante otimismo, mas, com 0% de realidade.

Tudo virtual.

Quando aproxima-se a meia-noite, todos se colocam de joelhos, as velhinhas começam a chorar, as jovens acima de 30 anos que ainda não se casaram também, todos se emocionam devido ao "clima" que surge no lugar, afinal de contas, o "Senhor está presente".

É o momento também onde as crianças dormem e são levadas para as salas de aula e colocadas em colchões.

Próximo ao início da queima de fogos (que muitos soltam também sem saber porque), algum pastor ou diácono começa a falar em línguas e inicia-se uma "palavra profética" ou "interpretação" (nesta data especial, normalmente a "palavra profética" parte deles, não pode ser de um membro da congregação, afinal de contas, é um dia especial).

Aí, eu já posso antever tudo o que será falado nesta profecia porque vi isto se repetir por quase quinze anos.

Deus fala mais ou menos assim (Deus mesmo? Claro que não!):
"Meus servos, eis que eu me agrado de vós nesta posição" (de joelhos? de quatro?)
"Neste ano muitos abandonaram a obra de Deus, mas vós permanecestes até esta hora"
"Eu me alegro de vossas vidas na minha presença"
"Minha serva, falo contigo nesta hora que fostes perseverante e fiel, continue assim, vou trazer seu esposo para minha presença."
"Meu filho, sofrestes muitos no ano que se passou, mas, continue na minha presença que terás a vitória".
"Blábláblá, mimimi, etc e tal"
"A minha paz e meu espírito repousam sobre a sua vida".

Bom, é isto que muitos evangélicos estarão ouvindo hoje à noite.

Após o culto é a sessão de abraços, onde todos se abraçam e demonstram a felicidade pelo ano que se suportaram uns aos outros.

Todos achando que pelo simples fato de passarem este período dentro da igreja estarão iniciando o ano seguinte com o pé direito.

Tudo supertição.

Confesso que queria passar a virada de ano em algum lugar onde houvesse queima de fogos e tal.

Ou quem sabe, no alto de um morro, olhando para o céu e contemplando parte da criação.

Mas, como meu carro está com dois pneus muito gastos, estarei com minha família em casa, conversando sobre o Evangelho, assistindo a programação da TV, felizes, alegres, na presença de Deus, que é digno de toda adoração, de todo nosso louvor e que nos dá o ar que respiramos.


Odlave Sreklow.

Nenhum comentário:

Postar um comentário