Será que ele passou a gostar dos religiosos e santos?
Se existe um grupo que não é mencionado nos livros Judaicos e Cristãos, e sequer é mencionado por Jesus, este grupo é o grupo dos que não creem em nada, sim, o grupo dos ateus.
É verdade, os ateus nunca foram a preocupação de Jesus.
Na realidade dificilmente alguém é ateu de verdade, mesmo que a pessoa afirme que não crê em nenhuma divindade, mesmo assim, ele não escapa da dúvida e insegurança da existência de tais coisas.
Os que mais eram combatidos por Jesus eram aqueles que se achavam conhecidos e conhecedores da vontade de Deus e se enchiam de auto-purificação e auto-santificação.
Ele combateu principalmente os que se achavam "donos da verdade", os "donos da vontade de Deus", os "detentores de toda revelação divina", os "conhecedores de uma obra que era filho único", os "santos", os "salvos por suas próprias mãos".
Os mais criticados por Jesus foram os próprios judeus que inclusive estavam divididos em diversos grupos , são eles: fariseus, saduceus, zelotes e essênios.
Os que Jesus mais combateu foram os fariseus e saduceus.
Fariseus:
Jesus ataca duramento seu orgulho, sua avareza, sua hipocrisia e, sobretudo, o perigo de crer que a salvação vem da lei.
A origem mais próxima do nome fariseu está no latim pharisaeus, que por sua vez deriva do grego antigo ϕαρισαῖος, assentado no hebraico פרושים prushim . Esta palavra vem da raiz parash que basicamente quer dizer "separar", "afastar". Assim, o nome prushim ou perushim é normalmente interpretado como "aqueles que se separaram" do resto da população comum para se consagrar o estudo da Torá e das suas tradições. Todavia, sua separação não envolvia um ascetismo, já que julgavam ser importante o ensino à população das escrituras e das tradições dos pais.
Saduceus:
(grego: Saddoukaios; hebraico: bnê Sadôq, sadoquitas) é a designação da segunda escola filosófica dos judeus, ao lado dos fariseus.
Também para esta seita ou partido é difícil determinar a origem. Sabemos que existiu nos últimos dois séculos do Segundo Templo, em completa discórdia com os fariseus.
Parece provável que as divergências entre saduceus e fariseus foram mais que dogmáticas, foram jurídicas e rituais. Com a queda de Jerusalém, a seita dos saduceus extinguiu-se. Ficaram porém suas marcas em todas as tendências anti-rabínicas dos primeiros séculos (D.C.) e da época medieval.
Zelotes:
O termo zelota ou zelote (em língua hebraica "kanai"; em língua grega, "zẽlõtẽs") significa literalmente alguém que é ciumento em nome de Deus, ou seja, alguém que demonstra excesso de zelo. Apesar de a palavra designar em nossos dias alguém com excesso de entusiasmo, a sua origem prende-se ao movimento político judaico do século I que procurava incitar o povo da Judéia a rebelar-se contra o Império Romano e expulsar os romanos pela força das armas, que conduziu à Primeira Rebelião Judaica (66-70).
Essênios:
Durante o domínio da Dinastia Hasmonéa, os essênios foram perseguidos. Retiraram-se por isso para o deserto, vivendo em comunidade e em estrito cumprimento da lei mosaica, bem como da dos Profetas. Na Bíblia não há menção sobre eles. Sabemos a seu respeito por Flávio Josefo (historiador oficial judeu) e por Fílon de Alexandria (filósofo judeu). Flávio Josefo relata a divisão dos judeus do Segundo Templo em três grupos principais: Saduceus, Fariseus e Essênios. Os Essênios eram um grupo de separatistas, a partir do qual alguns membros formaram uma comunidade monástica ascética que se isolou no deserto. Acredita-se que a crise que desencadeou esse isolamento do judaísmo ocorreu quando os príncipes Macabeus no poder, Jonathan e Simão, usurparam o ofício do Sumo Sacerdote, consternando os judeus conservadores. Alguns não podiam tolerar a situação e denunciaram os novos governantes. Josefo refere, na ocasião, a existência de cerca de 4000 membros do grupo, espalhados por aldeias e povoações rurais.
Adotaram uma série de condutas morais que os diferenciavam dos demais judeus:
* vestiam-se sempre de branco;
* aboliam a propriedade privada;
* eram vegetarianos;
* contrários ao casamento;
* tomavam banho antes das refeições;
* a comida era sujeita a rígidas regras de purificação.
Não tinham amos nem escravos. A hierarquia estabelecia-se de acordo com graus de pureza espiritual dos irmãos, os sacerdotes que ocupassem o topo da ordem.
Se Jesus repudiava os ideiais e enganos destes grupos que eram os de nível top em se tratando de espiritualidade segundo o Velho Testamento, então, qual era a de Jesus?
Quem agradava Jesus?
Era Jesus um Deus muito exigente que nem mesmo os mais santos de Israel eram bem vistos por Ele ao ponto de mandar um doutor em Torá, um doutor na Lei, um doutor em Velho Testamento nascer de novo?
Quem fazia a vontade de Jesus?
Os que mais Jesus se aproximava eram aqueles que não se encaixavam nestes grupos religiosos.
Os que faziam os olhos de Jesus brilharem, os que faziam Ele derramar misericórdia e compaixão eram os que estavam à margem da sociedade.
Os que comoviam Jesus eram aqueles que não tinham certeza de nada.
Como por exemplo uma mulher adúltera, esta sim, agradou a Jesus (muitos idiotas vão ler este texto com os olhos farisaicos e vão pensar que eu estou dizendo que o adultério a ligou a Deus, deixa de ser criança, estou já cheio de interpretadores da lei, quem está EM CRISTO sabe do que estou falando e lê meus escritos os entendendo).
Um maldito (aos olhos dos líderes judeus) cobrador de impostos. Na casa deste Jesus entrou e trouxe salvação. Quando Jesus entrou na casa de um fariseu para comer foi repreendido por comer sem lavar as mãos, e mencionou que os fariseus se lavam por fora mas tem o interior podre.
Um cego mendigo foi um dos que despertou a graça de Jesus.
Um endemoninhado em Gadara.
Um jovem defunto.
Um amigo defunto.
Uma mulher com o coração quebrantado querendo uma migalha.
Se você que se acha DONO DA VERDADE e afirma que DEUS É O MESMO ONTEM, HOJE E ETERNAMENTE, então porque você acha que JESUS MUDOU?
Porque você acha que Jesus está interessado em você ir a uma igreja ENGOMADINHO?
O que te faz pensar que Jesus se alegra quando você fica cantando musiquinha pra ele?
O que te faz pensar que Jesus fica feliz quando você diz que vai ao templo adorá-lo, sendo que não é em Jerusalém ou Samaria, mas EM ESPÍRITO, EM VERDADE.
O que te faz pensar que se auto-santificando, se auto-penalisando, você está fazendo alguma coisa para ELE?
O que te faz pensar que Ele precisa de você?
O que te faz pensar que Ele fica feliz quando você vai todos os dias no "culto" falar as mesmas ladainhas para as mesmas pessoas?
Atos 7
47 E Salomão lhe edificou casa;
48 Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta:
49 O céu é o meu trono, E a terra o estrado dos meus pés. Que casa me edificareis? diz o Senhor, Ou qual é o lugar do meu repouso?
50 Porventura não fez a minha mão todas estas coisas?
51 Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais.
O que te faz pensar que o Espírito Santo tem ligação ao templo?
Se está dito em Atos 7:51 por Estêvão que os homens estavam resistindo ao Espírito Santo porque estavam achando que Deus habitava em templos.
O que te faz pensar que resta fazer alguma coisa a não ser aceitar que ELE é TOTAL e SOBERANO?
O que te faz pensar que resta alguma coisa a fazer a não ser aceitar que TUDO ESTÁ FEITO NA CRUZ?
Atos 17:24-28
Paulo diz:
"O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;
E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;
Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós;
Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração."
Exatamente isto que Jesus ensinou, que a Igreja é uma Igreja que se move, que existe, que é sal, que é luz.
Não a "igreja" que você vê quando lê os escritos de Paulo com a lente do farisaísmo.
Se você ler Paulo com as lentes de Cristo, verá que a Igreja Existe, mas não é a "igreja" que você conhece.
"Igreja" você vai ao encontro e identifica pela placa, Igreja (sem aspas) você encontra no Caminho (Caio Fábio).
Odlave Sreklow.
Amém! Tava inspirado hoje hein?
ResponderExcluirÓtimo texto.