I Pedro 1:16 - Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
Quero neste momento ir contra àqueles que lêem a Bíblia por pedaços.
Ou seja, você pode pegar o texto acima e criar várias viagens baseadas nele.
Por exemplo, você pode dizer que ser santo é vestir paletó, retirar o cabelo da cara (ou fazer a barba), não retirar os cabelos das axilas, não retirar o cabelo "dela" (você sabe), cortar o cabelo bem curtinho (homem), não cortar os cabelos (mulher), e por aí vão as viagens evangelísticas.
Mas vamos analisar sobre o que Pedro estava falando:
Ele começa o discurso falando que devemos nos cingir com nosso entendimento e esperar na graça oferecida na revelação de Jesus Cristo.
Fala para sermos filhos obedientes, não nos conformando ou estando de acordo com as concupiscências que haviam na nossa ignorância.
Fala para sermos santos em tona nossa maneira de viver e, chegando ao verso dezesseis, diz para sermos santos pois Deus é santo.
Depois ele diz para seguirmos a caminhada com temor.
Menciona que o sangue de Jesus resgatou da tradição.
Fala principalmente do amor e finaliza dizendo que a palavra de Deus é para sempre.
De qual parte das escrituras Pedro estava falando? Vamos ver?
Pedro está se referindo à Levítico 11:44 onde Deus menciona que o homem deixa de ser santo caso coma determinado animal dito para que não se coma, ou toque em cadáver de animal, ou ainda, caso venha a comer algum réptil que se arraste.
Porém esta "impureza" era retirada apenas com um bom banho (Lev 11:40) e uma quarentena até o fim da tarde.
Este mesmo Pedro que neste momento se preocupa com a santidade e com os animais impuros mencionados no livro de Levítico é o Pedro que teve uma visão onde aparecem animais impuros e ouve uma voz determinando que ele comesse (Atos 10:11 - Batismo de Cornélio).
Ou seja, nossa "santidade" é relativa em razão de sermos pessoas relativas e carnais, enquanto vivermos neste corpo corruptível nenhum de nós será santo.
Você viu como é fácil deixar de ser "santo" no Velho Testamento e voltar a ser santo novamente?
Após o sacrifício de Jesus fomos santificados, porém, mesmo assim não somos santos. Continuamos pecadores com o status de arrependidos e resgatados, não temos o rótulo de santo.
Isso não é justificativa para a libertinagem, apenas que todo ser humano é mau, pecador e que deve se arrepender de seus pecados, porém, enquanto estivermos dentro deste corpo, desta casca, amados, esqueçam o rótulo de santo, porque não cola.
Deus está sendo bastante engraçado quando faz esta exigência: "Sejam santos como eu sou santo", ele sabe que o homem não pode ser santo.
Deus sabe que isto é impossível em razão de nossa limitação humana.
Que Deus nos abençoe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário