"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?" In memoriam Douglas Adams (1952-2001)
sábado, 22 de agosto de 2009
O Mito da caverna - Platão
Quando falo de "cristianismo" ou "igreja" não estou me voltando contra o Evangelho de Cristo, estou falando do que se tornou o cristianismo (que iniciou com boas intenções) e no que se transformou a igreja (que eram pessoas e virou lugar).
A poucos dias me falaram que eu estava criticando o Evangelho simplesmente pelo fato de que a pessoa tinha uma visão de Evangelho="igreja"="cristianismo", tive que explicar que "igreja", "cristianismo" não tem nada a ver com o Evangelho de Cristo, mas isto, já tenho dito em outros texto e no site do Caio Fábio existem dezenas de textos sobre este assunto.
O "cristianismo" encaixa-se perfeitamente na alegoria apresentada por Platão em "O mito da caverna".
Leia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mito_da_caverna
Assista ao vídeo abaixo e imagine o resultado substituindo as frases:
1 - "Quem é o prisioneiro que sai da cavernda? O filósofo" por "Quem é o prisioneiro que sai da cavernda? O indivíduo que descobre o Evangelho da Graça de Cristo";
2 - "O que é a luz exterior do sol? A luz da Verdade" por "O que é a luz exterior do sol? Jesus Cristo";
3 - "Verdadeira realidade" por "Verdade do Evangelho";
4 - "A Filosofia, a prática da dialética, conhecer-se" por "O Evangelho, a prática do Evangelho, conhecer o Evangelho.";
http://www.youtube.com/watch?v=JwnEykIt5o4
Outro vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=sW8iawEO5E0&NR=1
O "cristianismo" e a "igreja" são a caverna.
Muitas pessoas evoluíram seu conhecimento à partir da caverna, sendo aprisionadas, podendo sequer mover suas cabeças para outra direção, focando sempre o fundo da caverna, de costas para a entrada da caverna e sem saber que a Luz está lá fora, sendo assim, conseguem perceber apenas sombras da Luz, mas, seus olhos ainda não viram a Luz.
Estão presas na ilusão do cristianismo, na ilusão da "igreja".
Conseguem apenas enxergar as sombras projetadas nas paredes desta caverna pela instituição.
Mateus 4:16 - O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou.
Este povo que estava assentado em trevas é o mesmo povo mencionado por Platão, pessoas que estão assentadas na caverna, olhando para o fundo da mesma e ignorando a Luz que existe na Verdade do Evangelho.
Este povo que estava assentado em trevas era a religião existente naquela época e é a mesma existente hoje.
Preferem estar dentro da caverna porque sentem uma "proteção" psicológica, onde dizem que em estando, estão seguras.
Ouvi esta semana de uma pessoa a frase "Acho que você vai voltar para a sua primeira igreja." e de outra "Você voltaria para a sua primeira igreja?", isto é impossível, devido ao fato de que, uma vez fora da caverna e acostumado com a Luz, voltar para as projeções na parede e para sua escuridão perde todo o sentido.
As pessoas vivem de sombras, que são doutrinas de homens, o desejo de possuírem um líder, o fato de repetirem diversas e diversas coisas como barganha com Deus.
Estas coisas são sombras (as mesmas folhas utilizadas por Adão e Eva).
O desejo total de saber o futuro mesmo que seja através de uma "profetada".
O desejo de ouvir e sentir Deus de forma totalmente equivocada.
O ato de cantar louvores a Deus como "invocação" (como se Deus se manifestasse através de invocação, este deus é o Diabo) ou como "preparação" do palco para o pregador e não como ato de simples expressão de gratidão.
Orar todos os dias no mesmo lugar em horários especificos, utilizar o jejum como meio de negociação com Deus ou até mesmo por costume. Se abastecer da própria jactância de achar que está salvo devido ao fato de fazer parte de um grupo. Achar que a vida se resume às sombras vistas dentro da caverna.
São somente sombras.
Colossenses 2:
16 - Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
17 - Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.
18 - Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão,
19 - E não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus.
A "igreja", julga as pessoas pela forma de vestir, pelo que comem ou bebem, pela sua cultura, cultura é cultura, doutrina é doutrina, salvação não tem nada a ver com cultura ou doutrina, a Luz não tem nada a ver com isto tudo.
As pessoas querem ser dominadas, querem viver de fantasias (envolvendo-se em coisas que não viu), são visões e visões e visões fabricadas com o intuito de mostrar o futuro, o que vai acontecer amanhã, Jesus nunca mencionou que seus discípulos deveriam ficar loucos para saber o o futuro, mas sim, que deveriam estar preocupados com o Hoje.
A "igreja" cristã de hoje vive uma vida de Jonas, na barriga do peixe, porque estão se recusando a pregar a Verdadeira mensagem do Evangelho, enquanto muitos estão sendo cospidos na praia para terem a liberdade de ver a Luz e Viver o Verdadeiro Evangelho.
Analise bem "O mito da caverna" à partir desta perspectiva.
Analise sua vida dentro da "igreja", analise se você precisa das sombras projetadas na parede destes grupos, saia da caverna, Venha para a Luz.
Venha Viver o Evangelho da Graça de Cristo.
NEM TODOS OS HOMENS ESTÃO PRONTOS PARA SAIR DA CAVERNA, ALGUNS JAMAIS ESTARÃO.
VOCÊ ESTÁ PRONTO?
Que Deus nos abençoe e que possamos sair da Caverna e vir para a Luz do Evangelho.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário