segunda-feira, 20 de julho de 2009

Consulta à palavra (Biblomancia, I-Ching)

Determinado grupo evangélico utiliza abrir a Bíblia aleatoriamente e colocar o dedo em um versículo entendendo que seja a voz de Deus como resposta a quaisquer perguntas do tipo:
"Posso comprar um carro?"
"Posso ir ao Shopping?"
"Posso falar mal do meu irmão?" (nesse eu apelei)

Mesmo tendo vivido vários anos de minha vida fazendo parte deste grupo nunca utilizei tal forma de "consulta a Deus" fora das paredes da igreja, ou seja, para minha vida pessoal. Eles sempre exigiram que tal prática fosse exercido dentro da igreja para confirmação de dons espirituais como sonhos, visões ou revelações

Ou seja, quando queria comprar pedia que Deus guiasse meu coração, guiasse minha vida, e sempre tive a certeza que se quebrasse a cara em qualquer decisão, seria maduro o suficiente para respirar, pedir forças a Ele e continuar o Caminho.

Esta técnica não tem origem em Deus, esta técnica existe a 3000 anos e é utilizada pelos Chineses que tem um livro sagrado chamado "I Ching" ou "Livro das Mutações" ( http://pt.wikipedia.org/wiki/I_Ching ).

É utilizada a mesma técnica de consulta, onde é frisado que o Oráculo nunca falha, quem falha é a pessoa que está consultando caso a "resposta" não seja confirmada.

Da mesma maneira é dito por estas pessoas que utilizam a Bíblia que a Bíblia não erra em sua resposta, mas, quem "consultou" pode não ter entendido ou "discernido" a resposta, caso seja uma resposta catastrófica.

Este grupo evangélico utiliza como base as pedras utilizadas no Velho Testamento chamadas Urim e Tumim ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Urim_e_Tumim ).

Após a destruição do Primeiro Templo não se faz mais menção de Urim e Tumim. Urim e Tumim "pararam de funcionar".

Chama-se Biblomancia o ato de consulta a livros diversos, incluindo a Bíblia.

Após a morte e ressurreição de Cristo, abre-se o véu, e Cristo se coloca como o Caminho, como o Sacerdote, como o Cordeiro, como a Vida.

Se eu creio em Cristo como Caminho, não preciso ficar abrindo a Bíblia e utilizando esta técnica pagã de adivinhação, PORQUE É ADIVINHAÇÃO.

Deus não vai ficar falando através de frases escritas, mesmo que tais frases sejam textos da própria Bíblia.

A Bíblia não é objeto de "magia", aqueles que se utilizam da Bíblia apenas como Oráculo normalmente não a utilizam para LER, e o objetivo de todo livro, incluindo a Bíblia é que as pessoas os LEIAM.

Peço a esses que ficam abrindo a Bíblia esperando que Deus responda desta forma que, Pelo amor de DEUS, LEIAM A BÍBLIA.

Ela foi escrita para você ler e ponto final.

Não tem adivinhação, não tem especulação, não tem fábulas, não tem conto da carochinha, ESTÁ ESCRITO, foi isso que Jesus disse quando foi tentado pelo Diabo, simplesmente ESTÁ ESCRITO, o que está escrito está escrito. Não tem falácia, não tem pormenores, a BÍBLIA É DIRETA NO SEU OBJETIVO.

Temos a salvação por Cristo que entregou a sua vida no Calvário, ainda assim muitos querem que Cristo seja o seu Oráculo de consultas pessoais, com respostas ao que devem ou não fazer.

Sei que muitos vão dizer que Davi consultava a Deus quando ia a qualquer guerra, ótimo. Não vou nem entrar na questão de "como" Davi consultava, mas, vou falar no "porquê" Davi consultava.
Davi consultava quando envolvia uma guerra, quando envolvia o exército de Deus (O mesmo exército que foi insultado por Golias, ou seja, o Exército do Deus vivo). Sendo assim, envolvia a vida de todos da nação, Davi não queria ser responsável pela vida do povo de Deus, por isso ele perguntava a Deus e Deus o respondia.
Agora, para assuntos pessoais não vejo Davi consultando a Deus em momento algum.
Quando Davi desejou deitar-se com Betseba ele consultou a Deus? Quando Davi arquitetou a morte do marido de Betseba ele consultou a Deus? Quando Davi queria construir o Templo ele consultou a Deus? Não, para os primeiros atos mencionados ele FEZ sem consultar a Deus e sabia os riscos que corria, assumiu os riscos diante de Deus. Quanto ao último item ele simplesmente comentou com Natã que queria fazer, inclusive comparando o tabernáculo com o seu palácio. Mas Deus visita Natã à noite e diz que Davi não iria fazer, mas seu sucessor.


Pelo amor de Deus. Deus não é teu contador pessoal, teu médico particular, teu professor de finanças, teu farmacêutico, teu pedreiro, teu padeiro, teu patrão, Deus É DEUS e ponto final, aceite isto e VIVA com ele na liberdade que ele te dá.

Seja maduro(a) para ser responsável por tuas decisões no Caminho. Sabendo acertar, aceitando seus erros, crescendo e sendo uma pessoa madura, adulta e saudável espiritualmente, não louco, não robotizado, não maluco, não aloprado, não seguidor de coisas extra-Bíblicas, não seguidor de invenções fantasiosas.

Peter Pan não existe mas a terra do nunca é aqui, precisamos estar preparados para irmos à TERRA DO SEMPRE. Para estarmos para SEMPRE com JESUS.

E ponto final.

2 comentários:

  1. boa noite Odlave, estou pesquisando sobre o tema e , achei isso, muito esclarecedor tb e bem argumentado. http://www.cavaleiroveloz.com/2012/01/consulta-palavra-ou-bibliomancia.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada esclarecedor, nem bem argumentado, apenas usou os argumentos padrões da Igreja Cristã Maranata, argumentos estes que foram combatidos no meu texto.

      Abraços,

      Odlave Sreklow.

      Excluir