sábado, 30 de outubro de 2010

Palhaçada em Brasília

Nestas eleições (talvez mais do que nas outras), elegemos todo tipo de gente.

Desde personagens tradicionais até pessoas bastante "estranhas" ao meio político.

Independente do resultado do julgamento sobre sua capacidade intelectual para assumir ou não o mandato como deputado federal de São Paulo, o senhor Francisco Everardo Oliveira Silva, conhecido como Tiririca, já teve seu nome registrado na história do Brasil não apenas como humorista, mas também como o deputado federal mais votado do país.

Tiririca alcançou esta façanha obtendo 1.353.820 votos, que somam 6,35%.

Seria uma piada se não fosse um caso real. As especulações são muitas, desde que os eleitores possam realmente ter se simpatizado pelo palhaço até uma suposta "revolta" da sociedade que, já está cansada dos palhaços atuais e resolveu colocar um que sabe do assunto.

O "voto da revolta" era muito utilizado na época do voto no papel (época não muito distante, rsrs).

Eu não me lembro deste episódio, mas um colega de trabalho me falou que em Vila Velha no Espírito Santo em uma determinada eleição, o grande candidato foi o "mosquito da dengue", isso mesmo, muitos foram às urnas e escreveram na cédula de voto "mosquito da dengue".






Olhando a lista dos deputados federais eleitos por São Paulo, vejo outro nome que me chamou a atenção. Ninguém mais, ninguém menos que o doutor em divindades, senhor Marco Feliciano, isto mesmo, pastor evangélico (Assembleiano). Este ficou em 12° colocado com 0,99% dos votos válidos. Com certeza já deve ter feito até analogia quanto ao número 12, que por sua vez é o número das tribos de Israel, é o número dos discípulos de Jesus e por aí vai.

Não sei o que é pior, ter um representante que é "semi-analfabeto" ou um que é doutor em divindades.

O título doutor em divindades é um título Honoris Causa (ou de causa nobre).

Doutor Honoris Causa é o titulo atribuído à personalidade que se tenha distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos.

Na verdade, diferentemente de um doutorado em artes, ciências, filosofia ou letras, para receber o título de "doutor em divindades" o cidadão não precisa estudar. Sim, nenhuma tese, nenhum estudo, basta ser um "pastor evangélico" por no mínimo dez anos (http://www.teologia.org.br/honoris.htm).
O pior é que neste vídeo ele diz "terminei meu doutorado em duas semanas" (http://www.youtube.com/watch?v=fkXUm7_aOQM).

A princípio pensei que para ser "doutor em divindades" o cidadão teria que estudar e conhecer toda história religiosa, conhecer todas religiões e suas divindades, conhecer o conceito sócio-cultural das religiões, mas não.

Mas o que o cidadão quer provar com o título de "doutor em divindade" ?
O cidadão quer dizer que se especializou em seres inexistentes, ou seja, divindades?

O cidadão deve dar bom dia a Jesus, tomar café com Krishna, almoçar com Hórus e jantar com Afrodite, sem contar com os esbarrões cotidianos com sátiros, ninfas, anjos e arcanjos.

Será que existe doutor em fadas, doutor em gnomos, doutor em espíritos, doutor em fantasmas, doutor em lobisomens?

Sei que existem diversos cursos voltados à religião e qualquer um pode estudar e se tornar doutor ou mestre em religião, mas, este não é o caso.

O pior de tudo é ter líderes políticos que dizem que falam com divindades.

Basta olhar no youtube ou assistir aos vídeos das pregações do senhor Marco Feliciano que verás que ele afirma veemente (assim como a maioria dos evangélicos) que ouve a voz de Deus.

São frases como "Deus me disse", "Assim diz o Senhor" e tantas outras.

É fato que muitas pessoas que dizem ouvir a voz de Deus na verdade ouviram a voz de sua própria consciência (ou seu inconsciente também).

Comumente idealizam seus próprios objetivos e intenções como advindo das divindades e deuses.

Por exemplo, neste vídeo, um outro pastor vem como "oráculo de Deus" para falar ao deputado eleito (http://www.youtube.com/watch?v=6BQ7rqlTAig) como se Deus estivesse realmente falando com ele. Ao final o pastor fica girando como um peão (isto já virou motivo de zombaria na internet) e o deputado grita "sai da frente satanás" o que poderia também ser "sai da frente mula-sem-cabeça", ambos seres mitológicos e inexistentes.

Neste outro nosso querido deputado diz: "Eu profetizo para ti que a porta que Deus abriu para você, quem quiser passar por ela na tua frente vai morrer. Porque esta porta que Deus abriu é tua. Jesus vai começar a colocar sapato de fogo no seus pés. Eu não estou vendo homens e mulheres, estou vendo brasa de fogo. A caravana que vai sair daqui vai sair para queimar." (http://www.youtube.com/watch?v=ifzt8zrdNaM)

Neste outro, um pastor diz que Deus mandou uma jovem retirar o colete ortopédico que ela estava usando. Ele disse que Deus a estava curando.
Espero que realmente este ato insano não tenha trazido causas graves para a jovem. É um ato inconsequente, isso caso a jovem realmente estivesse com problema na coluna e não fosse mais um teatro. Em seguida ele entrega o colete ao deputado que cai no chão.
Em entrevista recente, o deputado disse que foi empurrado, por isso caiu. Disse que não havia nada de especial no colete e na oração do companheiro dele. Mas, avaliando este vídeo, vemos que o artista feliciano realmente caiu por si só (http://www.youtube.com/watch?v=50Pb7RImPV0), não houve empurrão.






Em um dos vídeos dos links acima o senhor Feliciano diz que leu a Bíblia 18 vezes, leu 700 livros sobre a bíblia e escreveu 8 livros também sobre a bíblia.

Essa é a bagagem necessária para um deputado federal?

Creio que não.

Sendo assim, tanto um quanto o outro estão no mesmo nível.

Resolvi falar sobre estes dois, mas a verdade é que existem muitos outros na mesma situação.

Certamente a República de Platão é utópica.

Vivemos a República da ignorância.

Odlave Sreklow.

7 comentários:

  1. Odlave

    Nessa nova legislatura tem cada personagem, hein!

    O vendedor de "amuletos divinos" Marcos Feliciano, diz que foi salvo pela GRAÇA, mas não faz nada de graça.(rsss)

    Já o Tiririca diz que foi eleito porque faz GRAÇA.

    Veja quanta ironia: a quantidade de votos de protestos dos paulistas foi tão grande, que terminou por eleger mais três aventureiros, sendo dois artistas do clube do mensalão (um deles é o Genuíno ex-chefe do PT)

    O Tiririca tem a vantagem de ser en-graçado por natureza. Já o engomadinho Feliciano... acho que vai fazer é muita des-graça. (rsss)

    ResponderExcluir
  2. Grande Levi,

    Teremos mais quatro nesta brincadeira "sem graça".

    Abraços,

    Odlave Sreklow.

    ResponderExcluir
  3. Mil vezes o tiririca! Ao menos o conhecido palhaço não possui doutorado em enganação de ignorantes.
    Tenho medo de um desses pastores picaretas assumirem algum dia o poder. Nesse dia será criado o Ministério do Dízimo, daí ja viu né?
    Roubalheira Nacional em nome de Deus!

    ResponderExcluir
  4. Alexandre,

    Ministério do dízimo foi ótimo, rsrs.

    Abraços,

    Odlave Sreklow.

    ResponderExcluir
  5. Odlave,

    Infelismente o Marcos Feliciano caiu em contradição... Mesmo ele afirmando que era infântil... pra ele resta FAILL.

    Viu não esqueça de postar hoje seu texto na Confraria.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. O Tiririca nunca leu um livro na vida mas é verdadeiro em sua arte. Já o Feliciano que diz ter lido 700 (sobre a bíblia,talvez aí esteja a sua fraqueza)é um manipulador de divindades. Esse título lhe cairia melhor.

    Fico pensando o que foi que o Feliciano fez para receber um título honoris. Dar ordem a querubins? ou mandar serafins ficar de guarda ao seu lado equanto ele prega?

    ResponderExcluir
  7. Hubner,

    Não entendi nada do que você disse. O Marco Feliciano afirmou que ele mesmo era infantil?

    Edu,

    Boa cara. Eu duvido muito que ele tenha lido 700 livros e a própria Bíblia 18 vezes.
    Ele deve é ter colocado os cds do Cid Moreira no seu carro enquanto dirigia seu carrão e diz ter lido a mesma, huahuaah. Afinal de contas, um "mugido do sinhô" como ele dedica todo seu tempo na "obra" e não tem tempo para leituras, rsrs.

    Abraços,

    Odlave Sreklow.

    ResponderExcluir