Recentemente peguei uma carona no horário de almoço para ir à biblioteca da faculdade renovar o empréstimo dos livros que estava lendo (dentre eles "As formas elementares da vida religiosa - Émile Durkheim").
A funcionária da biblioteca fez uma observação sobre meu interesse pela leitura.
Em seguida iniciou-se uma diálogo sobre religião, deuses e filosofia.
Enquanto conversávamos se aproximam outros três funcionários que ficaram apenas nos ouvindo.
Até que um deles não se conteve em apenas nos ouvir e iniciou: "Por isso que eu digo que não se deve ler sobre religião".
Perguntei a ele se ele era à favor da "ignorância religiosa", ou seja, se sua filosofia era "quanto menos eu souber, melhor para mim será.".
Ele continuou: "Eu creio em Deus não é por causa de religião, não é por causa de Bíblia, não é por causa de pastores, nem de Moisés."
Informei a ele que cristão que não lê a Bíblia não é cristão, muçulmano que não lê o Alcorão não é muçulmano, mas são apenas babacas e marionetes religiosas. Eu disse que o religioso obrigatoriamente deve conhecer a sua própria religião.
Ele continuou: "Eu creio em Deus porque Ele falou comigo, porque eu toquei nele" (E tocou no ombro do outro rapaz que estava nos ouvindo).
Eu perguntei: "Então Deus esteve pessoalmente em sua casa, conversou contigo, tomou um café e você apertou a mão dele?"
Ele responde: "Você não é obrigado a acreditar".
Eu disse: "Eu quero acreditar, então me convença.".
Continuei: "Sabe o que é, ontem eu tomei duas taças de sangue com o Drácula lá em casa e semana passada fiz um churrasco na presença do lobisomem, nós comemos picanha juntos."
Ele prontamente: "Você pode dizer o que quiser, porém, acredita quem quiser".
Eu: "Idem".
Ele continuou: "Cada um tem a sua experiência com Deus, eu sei do que estou dizendo. Eu estive em um lugar certa vez que o diabo me pegou pelo pescoço e tinham várias pessoas caindo.".
Eu disse a ele que ele deveria ter ido à um culto evangélico pentecostal ou à uma reunião da umbanda (é quase a mesma coisa), porém, se alguém pegou no pescoço dele esse alguém foi um ser humano, nada além disto. Aproveitei para perguntar a ele se as pessoas que estavam se atirando no chão levantavam diferentes ou se todos os dias elas passavam pelo mesmo ritual de "diabo pega no pescoço e eu caio no chão"?
Aí vem a pergunta básica da senhora que estava conversando comigo antes deles chegarem: "Mas você acredita em Deus?".
Eu disse para ela: "Vou te explicar em qual Deus eu não acredito. Você tem filhos?".
Ela respondeu: "Tenho três".
Eu prossegui: "Suponhamos que a senhora faça um mousse de maracujá de sobremesa do almoço de domingo, aí diz para seus filhos comerem o mousse. Haverá uma grande chance de eles irem jogar bola, brincar e esquecerem o mousse. Mas, se a senhora proibir em vez de liberar e disser para não comerem senão tomarão uma surra, esta informação ficará na mente deles perturbando-os por muito tempo, apenas os deixando em paz após terem comido e cometido um desrespeito ao mandamento. Existem estudos que comprovam que nosso cérebro trabalha mais em cima de uma negação do que uma liberação. Ele fica nos lembrando de 10 em 10 minutos o que não podemos fazer. Digamos que seu filho mais novo comeu. Você descobriu. Você iria à um posto de combustível, compraria gasolina e, ao chegar em casa espalharia pelo seu quarto, jogaria um isqueiro aceso dentro do quarto e jogaria o filho desobediente dentro do quarto em chamas e em seguida trancaria a porta atrás dele?"
Ela disse: "Não".
Eu finalizei: "Neste Deus que eu não acredito"
O rapaz então disse que não acreditava em inferno. Eu exclamei surpreso "Mas céu e inferno são conceitos do cristianismo, então você não acredita em um dos conceitos básicos da sua religião?".
Ele disse que acreditava que as almas "desobedientes" seriam aniquiladas e não iriam ficar sofrendo eternamente (no caso eu) e que os salvos iriam para o céu (no caso ele).
Eu disse que preferia ser aniquilado à ficar diante de um ser super-poderoso ajoelhado eternamente e cantando musiquinhas em ruas de ouro.
E finalizei: "Se precisamos de nossas cordas vocais para cantar, dos nossos nervos e neurônios para sentirmos prazer ou dor, depois que nossos corpos apodrecerem não existirá cantoria eterna ou prazer eterno. Bom, tenho que ir almoçar senão meu corpo, alma e espírito irão ser aniquiladas".
Odlave Sreklow.
CARA , TUDO O QUE VC ESCREVE FAZ O MAIOR SENTIDO PRA MIM...EU NEM SEI NO QUE EU REALMENTE ACREDITO...MUITO LOCO ISSO...RSSS
ResponderExcluirOlá Alessandro,
ResponderExcluirObrigado pela visita.
Eu errei no comentário em seu blog, eu me referi a "quem você acredita", mas você disse "Em que", rsrs.
Na verdade, comece acreditando que a verdade que nos venderam foi adulterada, rsrs. Não passa de um mix de idéias selecionadas com o passar do tempo.
Um grande abraço.
Odlave Sreklow.
"Eu creio em Deus porque Ele falou comigo, porque eu toquei nele" (E tocou no ombro do outro rapaz que estava nos ouvindo).
ResponderExcluirFiquei meditando na fala do seu interlocutor reproduzida acima, e aí me veio à mente:
“E se esse cara estava a ponto de praticar um crime, e o um “insight” (luz vindo do inconsciente) traduzido em sua subjetividade como a figura de Deus, o fez refletir e desistir do seu intento?
O que me induziu a pensar dessa forma, talvez tenha sido a expressão “SER TOCADO”, que na linguagem do inconsciente significa SER AFETADO pelo SUPEREGO.
O danado, é que em meio a nossas conversas, assim como no divã de um analista, o interlocutor, às vezes, deixa sair preciosidades do seu inconsciente que tem seus próprios “significantes”, os quais diferem dos significados que normalmente atribuimos a eles.
Mas isso são apenas divagações de minha parte, pretensiosas demais (rsrsss)
Levi,
ResponderExcluirO que dissestes faz todo sentido, normalmente uma "mudança" de idéia ou atitude é considerada um "toque divino".
Porém, o rapaz fez o inverso, ele não foi "tocado" por Deus, ele próprio "tocou" em Deus, ou seja, "Deus foi tocado por ele", rsrs.
Imagina só Deus é quem foi "afetado" por ele, rsrs.
Abraços,
Odlave Sreklow.
Odlave
ResponderExcluirEsse rapaz ou cometeu um ato falho, ou proferiu uma blasfêmia (kkkkkkk)
Abçs,
Levi B.Santos
Levi,
ResponderExcluirNa verdade me deu vontade de saber o nome do hospício que ele esteve internado.
Abraços,
Odlave Sreklow.
Poxa Odlave você nem deixou o cara explicar, eu aqui babando para ler a super experiência mística do cara e você corta o barato dele, que chato.
ResponderExcluirEstraga prazer de bafo de crente e contos sobrenaturais.
Gresder,
ResponderExcluirVocê não percebeu? Ele não tem as explicações. Cada pergunta que eu fazia ele mudava de assunto.
Eu fui à faculdade no dia 21 e conversei rapidamente com um dos que estavam ouvindo e ele ria-se do cidadão mencionado aqui.
Ele é apenas um "ignorante" em se tratando de conhecimento. Inclusive em se tratando do conhecimento do cristianismo.
Os diálogos tomavam rumos diferentes à cada pergunta minha, eu não lembrei de tudo na hora de escrever.
Abraços,
Odlave Sreklow.
Como é que você chama o cara de "babaca"??? que coisa feia..
ResponderExcluiragora, tecnica-teologicamente falando, o seu exemplo não reflete o cristianismo. O Deus cristão não queima seus filhos desobedientes. Esquceu das parábolas do filho pródigo e da ovelha perdida? Ou ainda da dracma perdida?
O Deus cristão busca os filhos perdidos. O inferno foi feito para o diabo e seus anjos(conforme João no apocalipese). Os homens que vão para lá são todos aqueles que sendo humanos, viveram como inumanos. Os inumanos se autoexcluem da comuindade do Reino que está aberto a quem quiser.
O canto no coral celestial é possível pois lá estarão os filhos de Deus em corpo e não em espírito. Esqueceu-se da ressurreição dos mortos? o corpo é muito importante no cristianismo, tanto que Jesus volta em corpo da morte e não em espírito.
E aí, o que você acha? Será que eu conheço um pouquinho da minha religião?? rsssssss
Edu,
ResponderExcluirPrimeiro que eu não o chamei de babaca, mas sim, qualquer seguidor de qualquer religião que desconheça o livro-base da mesma, este sim, é um completo babaca. Seria o mesmo que você fosse um evolucionista e nunca tivesse lido nada de Darwin ou Kardecista e ignorar os escritos de Kardec.
A, sim, meu exemplo não reflete o cristianismo, claro, você tem toda razão (ironia).
Vejo que não conheces a tua religião.
O Deus Cristão queimará sim seus filhos desobedientes, seguem relatos escritos por seu servo Jhon:
Ap 20:12
E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
Ap 20:15
E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.
Ap 16:8
E o quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe permitido que abrasasse os homens com fogo.
Ap 9:18
Por estes três foi morta a terça parte dos homens, isto é pelo fogo, pela fumaça, e pelo enxofre, que saíam das suas bocas.
Ap 14:9
E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão,
Ap 14:10
Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.
A parábola do filho pródigo por sua vez premia o filho desobediente, o oposto às promessas do Apocalipse, ou seja, uma invalida a outra.
Como um homem humano pode viver em forma "inumana"? Explique-me.
Eu estou me excluindo da comunidade do Reino de Deus neste momento, me torno assim menos humano que você?
A sim, a galera cantando eternamente em corpo putrefato.
Como eu iria me lembrar da ressurreição dos mortos? Nunca vi um morto ressuscitar.
A, sim, Jesus voltou em corpo e ninguém o reconheceu, acho que estava muito decomposto para não ser reconhecido.
Eu não sabia que você era cristão, sendo assim, você não leu realmente seu livro sagrado, acho que faltou um pouco mais do "espírito de deus" em você para você entender melhor o que "Deus" queria dizer, huahauah.
Abraços,
Odlave Sreklow.
kkkkkkkkkkk muito boa tuas réplicas.
ResponderExcluirolha, primeiro não dá prá levar o apocalipse ao pé da letra. Por definição, uma obra apocalíptica fala de realidades visíveis em termos simbólicos.
temos que ler o apocalipse de João no seu devido contexto histórico. Provavelmente era a época do imperador maluco e sanguinário, Nero, grande inimigo dos seguidores do Caminho. Cristãos eram trucidados por pura diversão imperial. Isso é inumano. Na ótica do velho apóstolo, Deus iria derramar a sua ira sobre os inumanos pois os inumanos merecem pagar por todas as inumanidades que praticaram.
Se você fosse um cristão do final do século I e estivesse na arena para ser servido como comida de leão, talvez você pediria para que Deus olhasse para aquela situação e que desse a devida paga lançando todos aqueles no lago de fogo.
Os cristãos por princípio, não cultivavam a violência nem a vingança, logo, a vingança pertencia a Deus.
Jesus não premia o errado na parábola citada. Ele demostra que o coração do Pai está aberto ao arrependimento. Se o inumano se arrepender dos seus maus caminhos, Deus o receberá de braços abertos.
Veja que eu estou falando daqueles tipos de homens que só mancharam a definição de humano. O Reino não era dos inumanos, o Reino era dos pobres, dos famintos, dos que buscavam justiça, dos pacificadores. Jesus disse que publicanos e prostitutas entrariam primeiro no Reino do que os Fariseus.
Hoje, em pleno século 21 quantos neros não vimos surgir na história? quantos milhões foram mortos por humanos-desumanos-inumanos?
O mundo livre(excetuando a URSS que não era tão livre assim) pegou em armas para acabar com a ameaça inumana nazista. E quem em sã consciência diria que os motivos que levaram os aliados à guerra não eram justas?
A visão de João era mais ou menos essa. Mas não esqueça que a cabeça dele e a dos cristãos eram do século I e eles compreendiam a realidade pelos olhos de suas crenças de homens do seu tempo.
Os cristãos de hoje precisam ler o apocalipse com os olhos e a cabeça do século 21. Muitos já o fizeram, outros, ainda não chegaram lá. Na verdade, o apocalipse precisa ser reescrito para o século 21. Os inimigos hoje não são mais os neros da vida. Os grandes inimigos do Reino hoje são as corporações que dominam o mundo e impõe o progresso para uns e a miséria para muitos outros. Os neros hoje são os destruidores da natureza, são os capitalistas selvagens que expropiam o pobre e o deixa sempre pobre com um cala boca chamado "bolsa alguma coisa".
Jesus, se aqui estivesse hoje, talvez pregasse assim o seu famoso sermão do monte:
"Bem-aventurados os médicos sem fronteiras que vão aonde ninguém quer ir para amenizar a dor dos miseráveis...
Bem-aventurado o governante que busca implantar políticas públicas que resultem em uma vida melhor para todos...
"Bem-aventurados os pastores que não se iludem com o poder e nem com mega-igrejas mas que estão nos cafundós do sertão nordestino levando uma mensagem de esperança e ajudando a quem nada tem a não ser a fé...
"Bem-aventurados os Leonardos, as Zilma, aos Luther KIng, aos Gandhi, aos Eisnten e a todos os blogueiros que não deixam essa corja de ladrões religiosos em paz.
dos tais, é o Reino de Deus.
EDUARDO
ResponderExcluirEsse teu inspirado comentário é digno de uma postagem. Pense nisso... Não deixe de destacá-lo, senão eu o faço em meu blog (rsss)
A releitura que fizeste das Bem-aventuranças de Cristo foi fora-de-série.
Edu,
ResponderExcluirEu tinha esquecido que não era para levar o apocalipse a sério, mas, em teu comentário anterior você o usou tão veemente que achei que o estava considerando de verdade.
Quer dizer então que o Apocalipse precisa ser recauchutado, recondicionado, ou reajustado, legal.
Estás a dizer realmente que a suposição da ira divina era idealizada pelo escritor e não por uma entidade supra-espiritual?
Vejo que você encontrou um pouco do Deus do Velho Testamento mesmo em uma era pós-messias na sua declaração de desejo de morte dos inimigos do escritor apocalíptico. Sendo assim estás a afirmar que o ódio aos seus inimigos existia no coração daquele discípulo a qual Jesus amava?
Desejar que seu inimigo sofra eternamento no lago de fogo não é o mesmo que cultivar a violência?
Quanto ao filho pródigo, o Pai para mim seria o responsável em educar e ensinar ao seu filho sobre os perigos lá de fora, não aquele que permitiu que seu filho fosse "quebrar a cara" para assim voltar dando-lhe razão e sendo submisso. Para mim este ensinamento é um tanto imoral e autoritário. Pois Deus o receberá de braços abertos dizendo "Eu sabia que ele ia se fuder".
Sobre os fariseus entrarem por último no reino dos céus, deves concordar que a ordem não altera em nada, certo? Para quê a pressa em adentrar em um lugar onde ficarás eternamente "vegetando"?
Sobre existirem homens maus isto é fato em qualquer época, principalmente na história do desenvolvimento judaico. A história judaica é cheia de inumanos como por exemplo Saul e Davi. Principalmente o segundo que matava as pessoas sem sequer ser ameaçado por elas.
Na verdade Edu, não é o Apocalipse que precisa ser reescrito, são as pessoas que precisam ser "reprogramadas" para que não caiam na "ladainha" de nossa evangelítica-politicagélica.
Sobre a mensagem atual do sermão da montanha concordo plenamente contigo.
Abraços,
Odlave Sreklow.
Odlave, não vou mais comentar o seu último comentário pois você definitivamente não entende o que eu digo. Ou não quer entender.
ResponderExcluirAbraços
...ou tuas pré-concepções não deixam você pelo menos tentar entender...
ResponderExcluirOdlave
ResponderExcluirEu fico curioso em saber o que a figura que te falou que teve contato com Deus diria sobre isso:
http://tocadocondor.blogspot.com/2010/10/quando-fe-torna-se-ridicula-3-batismo.html
Se Ele aprova ou inspira coisas como essas é um verdadeiro brincalhão!
É triste ver tudo se transformar em piada, até mesmo pelos que se dizem cristãos. E é por essas e outras que está cada vez mais difícil dar credibilidade ao cristianismo e talvez por isso tantas pessoas sinceras e inteligentes se tornam ateus.
Lamentável...
Edu,
ResponderExcluirA questão é que seus argumentos são ilógicos e sem sentido. Você na maioria das vezes monta "arapucas" para si mesmo. É isto que acontece quando se tenta "recauchutar" concepções erradas.
Não são minhas pré-concepções que estão erradas, mas sim, as tua maneira de tentar "reciclar" o "lixo religioso".
Condor, na verdade o cristianismo começou, seqüenciou e vai terminar "errado".
Abraços,
Odlave Sreklow.