domingo, 24 de janeiro de 2010

O Deus Severo dos Judeus e o Deus do Amor de Jesus




Recentemente li alguns textos na internet falando sobre o terremoto no Haiti.

Dois textos que me chamaram a atenção foram:
1) Um texto escrito por Júlio Severo onde afirma com plena convicção que a tragédia não foi uma catástrofe natural e sim um suposto ataque da ira de Deus sobre os famigerados haitianos que seguem religiões africanas e não são cristãos (leia o texto em http://juliosevero.blogspot.com/2010/01/sera-necessario-um-terremoto.html).

2) Um texto escrito por uma mulher chamada Andrea ao Ricardo Gondim. Neste texto ela diz que não acredita que Deus seja o causador de tais males, inclusive porque nosso planeta é cheio de "defeitos" e tais catástrofes são totalmente comuns (leia o texto em http://www.ricardogondim.com.br/Artigos/artigos.info.asp?tp=69&sg=0&id=2306).

Antes de prosseguir, leia os textos mencionados para ficar mais fácil a compreensão do que vou dizer.


Já leu? Então pode continuar, rsrs.


É obvio que concordo plenamente com o texto escrito pela Andrea.

Muitas coisas que ela escreveu estavam dentro de mim também.

Vejo o Júlio Severo fazendo jus ao seu nome, ele sempre foi um tanto severo.

Porém, o Júlio é um ótimo ser para estudo psicológico.

Li recentemente um texto dele onde condena os praticantes de nudismo, criticando que os próprios crentes estão aderindo à moda. Ele disse que não consegue aceitar que um pai veja uma filha adolescente nua e não sinta tesão por ela, eu comentei em seu blog que ele precisava de um psicólogo, e que se existe alguém com esta tara e tendência à pedofilia, esse alguém era ele mesmo. Porque a maioria das pessoas que vão à praias de nudismo não vão com a mente do Severo, para eles é uma coisa natural, inclusive creio que se não existissem tantos "severos" no mundo todos nós poderíamos andar sem roupa pelas ruas, conforme são nossos irmãos animais que para mim são muito mais racionais que tantos seres que se dizem humanos. Porém, o Severo não autorizou meu comentário em seu blog (mas acabo de escrever aqui e pronto, rsrs).

Mas, voltando ao Deus que matou no Haiti (segundo Severo), lendo um texto como o escrito por ele, aumenta minha convicção de que muitas coisas escritas na história dos judeus, foram escritas conforme eles próprios enxergavam. Muitas atribuições feitas a Deus sequer tiveram sua ação.

Por exemplo:
Veja o que o Severo diz:
"O meu Deus destruiu o Haiti com um terremoto porque os haitianos eram maus, porque serviam a outros deuses".

Esta afirmação é uma projeção maléfica feita por Severo, porque projetamos sempre aquilo que está dentro de nós, não tem como correr, aquilo que sai de nossa "boca" é porque nosso coração está cheio, sendo assim, este é o "Deus" projetado por Severo.

Agora vejamos um texto retirado do livro de Deuteronômio, capítulo 12, verso 2:
"Totalmente destruireis todos os lugares, onde as nações que possuireis serviram a seus deuses, sobre as altas montanhas, e sobre os outeiros, e debaixo de toda a árvore verde;
E derribareis os seus altares, e quebrareis as suas estátuas, e os seus bosques queimareis a fogo, e abatereis as imagens esculpidas dos seus deuses, e apagareis o seu nome daquele lugar".

Este é só um exemplo, o Velho Testamento está repleto de supostas ordens de Deus para a destruição.

Não vejo Deus como autor tanto do que Severo disse quanto deste texto de Deuteronômio.

O texto de Deuteronômio explicitamente mostra que a ordem de destruição em nome de Deus não foi dada por Deus, mas sim, uma projeção daquilo que estava na mente dos judeus em sua ambição por uma terra que supostamente seria uma herança divina.

Creio que os judeus, no decorrer de sua história perderam um pouco da noção do que era a mensagem de Deus e do que era sua própria projeção.

Vemos isto também no Cristianismo, existem dezenas de igrejas/profetas que dizem coisas como se fossem ordens de Deus mas que não são, são apenas vontades de suas próprias cabeças, eu sei muito bem do que falo e a maioria que ler isto aqui também.

No Velho Testamento, quando alguma outra nação destrói Israel, lemos algo do tipo: "O Senhor Deus enviou a nação tal para atacar Israel porque Israel abandonou o Senhor."

Isto me parece com isto aqui:
"O Odlave morreu porque o Senhor o castigou devido ao que ele escrevia naquele blog e porque abandonou ao Senhor saindo da igreja".
(Embora eu não tenha abandonado a Deus, rsrs)

O pensamento não é o mesmo?



Sim, é o mesmo, mudou o escritor, mas o espírito é o mesmo.

A afirmação de que o meu Deus é um ser que se ira contra outros deuses, colocando o Deus Todo Poderoso ombro a ombro com deuses pagãos, só demonstra como a fé em Deus é mera convicção religiosa, porque Deus é Deus e pronto, Ele, o Todo-Poderoso não precisa ficar com esta briguinha para tentar provar a sua identidade, Ele não tem crise existencial, nós temos.

Creio na Palavra de Deus, sim. Mas aprendi que escritura é somente escritura e a Palavra é Jesus, pois, o verbo se fez carne, e Ele existe antes da escritura.

Esta visão de que Jesus é a Palavra antes da Escritura aprendi lendo os textos do querido Caio Fábio.

Mas, voltando ao assunto, vejo muitas pessoas atribuindo coisas a Deus, todos os dias:
"O Senhor falou"
"O Senhor destruiu"
"O Senhor vai destruir"
"O Senhor vai fazer"
Sendo que Deus não falou, não destruiu, não vai destruir e não vai fazer.

Puro auto-engano, tudo brincadeira, uma grande palhaçada.

Veja por exemplo duas coisas interessantes que as pessoas não aceitam questionar e sequer tem uma resposta sobre tal assunto:

O fato de Abraão subir ao monte para sacrificar Isaque é visto como algo surpreendente, como algo novo, como se Deus estivesse pedindo uma coisa inédita. Porém, em todas as tribos da terra, havia o sacrifício de um filho para acalmar o seu "deus".
O que Abraão ia fazer com Isaque não era algo novo como eu pensei por um bom tempo.
Abraão apenas estava fazendo o que muitos já faziam, porém, ele não iria queimar Isaque em um altar pagão, com um deus imagem, ele ia queimar Isaque ao Deus que ele encontrou, um Deus que não se representa.

Não vejo Deus pedindo Isaque em sacrifício, vejo Abraão reproduzindo aquilo que todos os povos já faziam, porém, com outro endereço. Então, Abraão achava que Deus queria o sacrifício conforme todos os outros deuses supostamente requeriam de seus seguidores. Creio que "Não faças tal coisa" tenha vindo de Deus, aí está a diferença entre o Deus de Abraão e os deuses dos povos pagãos.

Os judeus, igual a qualquer outro povo da terra,  tinham uma "imagem" desse Deus, mas, era só uma imagem.

Jesus veio para mostrar aos judeus e a todos outros povos quem realmente era Deus, ele veio para mostrar que toda idéia humana sobre Deus estava equivocada.

Leia os Evangelhos que você vai entender o que estou dizendo.

Creio que existe um ponto central nisto tudo, este "ponto" se chama Jesus.

Tudo relacionado a Deus no Velho Testamento e em qualquer escrito de outros povos da época não passam de uma sombra, algo dificilmente identificável.
Em Jesus temos o necessário para sabermos sobre Deus e Vida Eterna.
Depois de Jesus também temos muita perda da essência do Evangelho.
Vejo Paulo indo por caminhos onde jamais Jesus se preocupou em entrar.

Paulo entra em detalhes tão mesquinhos da vida, detalhes estes que o próprio Jesus desconsidera.

Então você acha que o Deus dos Judeus apresentado no Velho Testamento se parece com o Deus apresentado por Jesus?

Você acha que o Deus dos Cristão apresentado nos nossos dias se parece com o Deus apresentado por Jesus?

Você acha que os deuses pagãos se parecem com o Deus apresentado por Jesus?

Acho que você está precisando ler a bíblia mais uma vez e também um pouquinho de história das religiões egípcias, gregas e romanas.


Deus não é o Severo que você pensa que é.

Ele não fica na tara de encontrar um pecador para matar.

Deus não tem tesão pela morte do homem.

Deus não fica apertando o botãozinho do seu play2 para matar os jogadores adversários.

Se você acredita em um Deus maquiavélico, malvado, destruidor, matador de criancinhas, esganador de servos infiéis e capaz de atrocidades como ocasionar um terremoto, então, você não é diferente de nossos ancestrais menos evoluídos que acreditavam que os trovões eram "a ira de Deus", que acreditavam que epidemias eram "castigo de Deus", e que qualquer coisa que os levassem a dores ou morte eram "as mãos de seu Deus".

Pense nisto.

Leia os Evangelhos porque as Palavras ditas por Jesus explicam tudo o que você precisa saber sobre o Pai.

No mais, que a Paz de Deus seja sobre nós.


Odlave Sreklow.

Nenhum comentário:

Postar um comentário