"O cara só é sinceramente ateu quando está muito bem de saúde."
Millôr Fernandes
Hoje no meu trabalho ouvi esta frase de um colega quando falava sobre aquele que seria "Milton Fernandes".
Na hora me lembrei e falei sobre aquela estorinha onde dizem que em avião caindo não existe ateu.
Ambas frases são tão equivocadas quanto dizer que deus existe simplesmente porque eu acredito ou quero que assim seja.
Povos primitivos ou pessoas religiosas de nossa atualidade acreditam que exista relação entre biologia e seres mágicos.
Podemos citar sobre civilizações antigas que atribuíam aos deuses ou a deus a responsabilidade pela morte das pessoas porque não tinham conhecimento de sua causa real. Mas a evolução do homem o levou a entender a causa e até mesmo encontrar a cura ou prevenção de diversas doenças.
Hoje em dia a coisa não está muito diferente, existem muitas pessoas que deixam de ir ao médico para ir à igreja, como se realmente pudessem ser curadas de doenças. A única verdade sobre a cura através de seres espirituais é que não há comprovação de que realmente funcione. É conhecido e existem estudos que provam que podem ocorrer melhoras sim através de sugestionamento, mas a maioria das doenças curadas nas ditas igrejas na verdade sequer existiam. A pessoa sente uma determinada dor no estômago, pede para o pastor orar, o mesmo diz que ela estava com uma úlcera e deus estava a curando. "Milagre, milagre" grita o fiel acreditando ter sido curado.
Porque eu deixarei de ser ateu se ficar doente?
Eu sei que biologicamente somos sujeitos a doenças, aliás, nosso corpo está constantemente combatendo bactérias e organismos intrusos que tentam "tomar" nosso corpo.
Sei que se adquirir um câncer isso não vai me fazer acreditar em deus ou deuses, a única certeza que tenho é que começarei a lutar contra este "demônio" em meu corpo sabendo que posso conseguir exorcizá-lo ou não. Se conseguir eliminar o enlouquecimento de um determinado grupo de células sairei vitoriso, caso contrário não, e nem por isso deixarei de ser ateu.
Ateísmo não é estado de espírito é convicção realista.
Aqueles que choram por deuses quando ficam doentes nunca foram ateus, podem ter sido agnósticos ou religiosos zangados, mas ateus não.
Um exemplo prático disto está próximo de mim. Meu pai que sempre fora católico do pé roxo, odiava evangélicos, resolveu depois dos sessenta anos frequentar uma igreja evangélica porque começaram a aparecer as doenças, isso porque apesar de na igreja católica se falar muito em milagre, o marketing romano está perdendo espaço para os curadores evangélicos. Em um dia deus o ajuda e está bem de saúde, no outro, as dores o perturbam. Vai e vem nesta gangorra carregando uma fé inútil.
Meu ateísmo é racional, aconteça o que acontecer com minha saúde sei que seres imaginários não poderão fazer nada para me salvar.
Talvez o Dr. House seja melhor que deus em caso de doença, rsrs.
Imagem: http://www.fubala.com.br/2011_06_01_archive.html
Odlave Sreklow.