Hoje nós pregamos sobre um texto simples, porém completo no seu intuito de demonstrar um sentimento real.
João 11:35 - Jesus chorou.
Já ouvi muitos pregadores dizerem que Jesus chorou porque amava Lázaro, porque amava a família de Lázaro, inclusive que chora por nós até hoje. Porém, analisando o texto podemos nos perguntar:
Porque Jesus iria chorar por uma morte se ele é o Dono da Vida e a morte não tinha poder sobre ele?
Vamos percorrer esta história para entendermos o real sentido do choro de Jesus.
João 11:4 - E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.
Neste texto Jesus afirma que a enfermidade não era para a morte. Ele tinha convicção que que Lázaro não morreria (Será que Jesus se enganou? Pois Lázaro não teria morrido?).
Na realidade esta foi a mensagem dada aos homens que foram enviados pelas irmãs de Lázaro, ou seja, eles retornariam a elas com esta informação de que Lázaro não morreria.
João 11:11 Assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono.
Neste texto Jesus agora afirma que Lázaro dorme e que o despertaria.
João 11:14 - Então Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto;
Mas que confusão, antes ele disse que não morreria, agora está afirmando que está morto.
Você percebeu que agora ele está falando com seus discípulos e não mandando recado às irmãs de Lázaro?
Ele abriu o jogo para os seus discípulos.
João 11:23 - Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar.
Agora Jesus está em Betânia afirmando para Marta que Jesus havia de ressuscitar.
João 11:33 - Jesus pois, quando a viu chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito, e perturbou-se.
Jesus neste momento ficou perturbado ao ver Maria e alguns judeus chorando.
João 11:34 - E disse: Onde o pusestes? Disseram-lhe: Senhor, vem, e vê.
Jesus pede para ver o local onde haviam colocado Lázaro.
Ao ver este local Jesus chorou.
João 11:35 - Jesus chorou.
Jesus não chorou pelo fato de Lázaro haver morrido. Ele havia dito às irmãs que a enfermidade não era para morte, ele havia dito que estava dormindo, ele havia dito aos discípulos que havia morrido mas que eles estariam com ele. (O que fez Tomé pensar que morreriam também 11:15-16)
Então porque ele chorou?
Jesus chorou após ver o local onde haviam enterrado Lázaro.
Jesus chorou pelo fato das irmãs de Lázaro não acreditarem no que ele havia dito e terem colocado ele em um sepulcro.
Ele chorou por ver tão pouca fé no coração daqueles que Ele amava.
Ele chorou porque amava Lázaro e teve que deixá-lo morrer para que outros pudessem crer. Ele chorou porque sabia que teria que morrer também para que a humanidade pudesse crer, não era suficiente falar, mas, morrer. (Contribuição do meu grande amigo Gabriel Vescovi)
No verso 39 Jesus diz: "Tirai a pedra". Sobre este assunto já ouvi várias pessoas falarem que "o homem tem que fazer a sua parte que Jesus faz o resto", isto é engano, o homem por mais que queira fazer a sua parte achando que está fazendo algo importante ainda assim este homem é inútil.
Jesus mandou eles tirarem a pedra simplesmente pelo fato de que eles não tinham que ter posto a pedra. Eles haviam enterrado Lázaro, pois não creram na palavra de Jesus.
Era mais ou menos assim: "Vocês colocaram, vocês tiram, incrédulos.".
Jesus só deu uma palavra ordenando que Lázaro saísse.
Nos dias de hoje existem muitos Lázaros que estão sendo enterrados pelos atuais judeus. Os cristãos de hoje são os judeus do tempo de Jesus. Não acreditam na mudança. Na primeira oportunidade excluem os Lázaros do seu grupo e colocam uma pedra para que ele nunca mais ressuscite.
Mas Jesus é aquele que vai lá e ainda manda os religiosos retirarem a pedra para contemplarem o quanto Jesus amava Lázaro e o quanto ele ama você e o quanto ele me ama.
Nesta história se eu tivesse a chance de ser algum dos personagens eu queria ser Lázaro.
Não queria ser Maria, nem Marta, nem os discípulos, nem os judeus que choravam.
Eu queria ser Lázaro para ouvir Jesus me chamar, para saber que eu tive uma nova chance que ninguém me deu a não ser Jesus.
Eu vivi isto na minha vida quando completei 10 anos dentro do Evangelho, pois, me enterraram, colocaram uma pedra, mas Jesus me chamou para fora e eu revivi.
Aceite esta nova oportunidade em Jesus e grude nele, não se prenda à igreja, se preciso for agarre-se à cruz e não solte nunca mais, caminhando, levando sua cruz, seguindo a Jesus, entendendo a sua salvação através do Evangelho da Graça.
Odlave Sreklow.
Lindo isso.
ResponderExcluir