segunda-feira, 21 de maio de 2012

Você tem que provar que Deus não existe

Onde está Wally (god)?




Ônus da prova

O ônus da prova é uma ferramenta de lógica usada para definir quem é a pessoa responsável por sustentar uma proposição ou conceito. Especifica que a pessoa responsável por uma determinada proposição é também aquela que deve oferecer as provas necessárias para sustentá-la.




Inversão do ônus da prova


Inversão do ônus da prova é uma falácia que consiste em isentar-se de provar uma afirmação feita, exigindo que o outro prove a que essa não é válida. Assemelha-se ao apelo à ignorância. Se alguém quer provar que tal coisa é verdadeira, precisa testá-la tautologicamente e não exigir que alguém que não a defende prove a sua falsidade.



Estes dias estive conversando com dois colegas de trabalho sobre a falta de provas que pudessem afirmar a existência de deus ou deuses.

No meio da conversa eles disseram que já que eu tinha certeza que deuses não existem que eu então provasse cientificamente.

Falei para eles que não existia a prova da "não existência", porque partimos do princípio de que as "coisas" não existem, sendo assim, quem acredita que existe tem que provar que algo realmente existe.

Se qualquer afirmação é assumida como verdadeira, cabendo àqueles que não acreditam o ônus da prova, então eu poderia afirmar coisas absurdas e exigir que se alguém não acredite que prove que não existe. Assim teríamos uma lista infinita de itens que deveriam ser provadas a "não-existência". Segue alguns exemplos:
1) Existem mulheres em Marte.
2) Existem mulheres nuas em Marte.
3) Existem mulheres nuas em Marte que possuem quatro seios.
4) Existem mulheres nuas em Marte que possuem quatro seios e duas vaginas.
5) Existem mulheres nuas em Marte que possuem quatro seios e duas vaginas, sendo que não sofrem de TPM porque não menstruam.

São cinco exemplos, e, de acordo com a alegação deles, por favor, se você não acredita nestas cinco afirmações faça-me o favor de provar que eu estou enganado. E, caso eu esteja certo me leve para marte pelo amor de "deus", porque TPM é tenso.

Hoje, pensando sobre isto, uma nova dúvida veio em minha mente. O cristianismo adentrou em diversas sociedades banindo através da espada a crença alheia, ou seja, as pessoas eram obrigadas a engolir o deus cristão e abandonar os seus deuses. Seguindo o raciocínio deles, assim como alegaram que eu tinha que provar a inexistência do deus cristão, o cristianismo teria que provar que os outros deuses não existiam.

Então senhores cristãos, por favor, provem para mim que Afrodite, Hórus, Baco, Baal, Poseidon, Thor, Odin e milhares de outros deuses de fato não existem.

Bom, para provar que o deus cristão não existe é simples, a história já provou isto, são dois mil anos de prova atrás de prova de que ele é apenas um delírio de mentes doentias, apenas idiotas e anormais são capazes de ainda acreditar "Nele", "O Senhor", "O Salvador".

Fiquei na dúvida, será que eu tenho ainda que provar que eu não existo?


Abraços,

Odlave Sreklow.

Um comentário: