segunda-feira, 21 de maio de 2012

Lutero estragou o cristianismo



Considerando o ponto de vista católico de que o padre é o único intermediador entre as divindades e o homem comum, reduzimos assim o número de pessoas em contato com o santíssimo.

Foi assim ano após ano, o povo não tinha condições espirituais para acessarem ao santo deus, tendo assim que recorrerem ao padre, se confessando e pedindo conselhos.

Isto era bom para a religião cristã porque reduziria o número de pessoas em contato direto com deus e suas escrituras, já que o homem comum não entendia as escrituras mesmo que lesse-as diversas vezes, cabendo ao estudioso da religião transmitir as informações do altíssimo nas missas.

Quando Lutero e outros após ele, quebraram este vínculo, abrindo o caminho para o cidadão comum ter acesso à divindade, se auto-intitulando pastores e líderes sem necessitar do vaticano ou algum órgão central, deu-se espaço para que mais pessoas pudessem tocar, pegar, sentir Deus. Desta forma o véu se rasgou e foi escancarado. A cortina se abriu. O problema é que em pouco tempo, nós, os humanos comuns, descobriríamos que ele não estava atrás da cortina, ele não estava lá. O padre era o ator e deus era o boneco de ventríloquo.

De fato, o deus a tanto tempo pregado pela igreja católica, agora estava nu, desvendado, a reforma protestante o desmascarou.

O misticismo estava acabando, colocamos as roupas do padre e vimos que não havia mágica. Criamos nossos púlpitos e verificamos que nada acontecia. Colocamos os sinos, as torres, os portais, porém, de fato não conseguíamos mentir como os padres faziam.

Alguns que não queriam se sentir fracassados começaram a dizer que realmente o haviam encontrado, que ele outrora de domínio da igreja católica agora era "open-source" e todos podiam comer um pedaço do mesmo. Não deram o "braço a torcer". Continuaram se enganando e enganando aos outros.

A história já começou a mudar, dia após dia vemos pessoas abandonando esta religião, os que ficam, rugem como leões famintos, querendo destruir aqueles que viraram as costas a tais tolices. Eles, os que ficam, não querem concluir que foram enganados, querem apenas manter o seu ego em pleno "funcionamento".

Sim, seríamos mais sinceros se assumíssemos que Ele, o Todo-poderoso realmente não passa de uma brincadeira sem graça.

E os evangélicos estão destruindo o cristianismo...


Odlave Sreklow.


Imagem: http://www.artecomcristo.com/wp-content/uploads/2010/02/392.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário