Observação:
Eu apenas escrevi este texto para meus filhos lerem no futuro e rirem de tudo isto. O Gresder achou que minha "revolta" contra a religiosidade foi causada por uma vida em uma igreja tradicional como a relatada neste post, porém, portanto e entretanto, eu não fiz parte de tal igreja, conforme já foi relatado neste blog minha vida "ré-ligiosa" iniciou em uma migração do Catolicismo (não praticado) para o "evangelicalismo" em uma igreja denominada "Igreja Cristã Maranata", vivi algum tempo na Assembléia de Deus, porém, já vinha estudando a formação do cristianismo, pois, não fazia sentido viver em uma religião sem conhecer como a mesma foi formada, minha decisão em abandonar as igrejas foi exatamente após ter me aprofundado no conhecimento das origens da religião cristã, neste período de estudos, procurei conhecer um pouco dos itens/pessoas/conceitos/ciências: Judaísmo, Catolicismo, Hinduísmo, Islamismo, Lutero, Calvino, Wesley, Filosofia, psicologia, origem do sexo, antropologia, presbiterianos, batistas, testemunhas de Jeová, Mórmons, espíritas, candomblé, teologia da prosperidade, evolucionismo, criacionismo, Freud, e tantos outros etecéteras, etc, etc e tal.
Então, deixo bem claro que minha visão de cristianismo (Gresder) não é pautada em tal denominação evangélica mencionada neste post, mas sim, em um estudo sobre as religiões em si.
Definitivamente concluo que não preciso dos deuses a não ser para aquilo que tenho feito ultimamente, tê-los como base de pesquisa, assim, procurando entender um pouco daquilo que se passa na mente das pessoas, pois, a melhor forma de estudar o comportamento humano é iniciando pelas mitologias e religiões.
A religião, assim como a ciência, tem seus prós e contras.
Porém, enquanto a ciência demonstra trazer mais benefícios, a religião a cada nova década, aumenta o mal que produz para a humanidade.
Hoje tive um certo desconforto com meu pai, que sempre foi religiosamente católico e, agora, ao alcançar uma certa idade, onde começaram a surgir doenças que é comum ao envelhecermos, resolveu ir com a minha mãe à igreja que ela frequenta (Igreja Pentecostal Deus é Amor).
A "Igreja Pentecostal Deus é Amor" é uma igreja no estilo Assembléia de Deus e tantas outras igrejas evangélicas que acreditam que o papel de Deus é ficar dizendo quais doenças você tem ou mostrar publicamente quem está passando por este ou aquele problema, fazendo assim com que os ouvintes digam "Aleluia, Deus sabe de tudo", um outro detalhe é que eles acreditam que Deus seja surdo, pois seus cultos fazem mais barulho que a mais barulhenta das boates e shows ditos "mundanos".
Tal igreja possui seu profeta-maior, assim como o papa é para o catolicismo, seu nome é Davi Miranda, que pediu demissão do seu trabalho de olho na rescissão para abrir tal igreja evangélica e nunca mais trabalhar, isso mesmo, depois de abrir sua quitanda gospel nunca mais trabalhou e agora vive tranquilamente cercado de guarda-costas usufruindo do benefício dos 10% dos tolos.
Meu pai em menos de dois meses trocou a foto do Papa e pintura de Maria pela foto do Davi Miranda.
O que aconteceu hoje demonstra o quanto as pessoas simples e sem-cultura estão à mercê destes homens mentirosos que criam igrejas usando o nome de Deus para enriquecer e tirar proveito (estes sim são os verdadeiros pinóquios).
Alguns dias atrás, meu filho mais novo apareceu com a seguinte frase "Pai, vovô disse que a gente não pode jogar bola porque bola é do diabo.", eu disse claramente ao meu filho que esporte faz muito bem à saúde e que ele deveria perguntar ao avô se as bolas no meio da perna dele são do diabo, dito e feito, ele perguntou e me trouxe a resposta
que foi "Deixa pra lá".
Até aí tudo bem, o pior aconteceu hoje quando fui tomar café na casa de meu pai com minha esposa e filhos, onde meu filho mais novo pegou um boneco do pinóquio, daqueles que vem com o Mac Lanche Feliz que diz "eu nunca vou ser um menino de verdade" e me mostrou dizendo que a avó dele tinha dito que o boneco era do diabo.
Sinceramente isto me tirou do sério.
Minha mãe não estava, voltei depois para conversar tranquilamente e segue o diálogo:
Eu: "Pai, mãe, vou falar apenas uma vez, devagar, para que vocês entendam. Se vocês continuarem dizendo que tudo neste planeta é do diabo eu vou proibir meus filhos de virem aqui".
Foi só dizer isto para começar a guerra religiosa.
Meu pai começou a cuspir, parecia encapetado, rsrs.
Começou a dizer:
Meu pai: "Você tem que procurar uma igreja, tem que colocar o joelho no chão, você está até amarelo. Quem não vem pelo amor vem pela dor, eu mesmo fui pela dor.".
Não entendi nada, eu sempre fui amarelo, rsrs.
E ele continuou:
"Bola é do diabo sim, não viu o que o goleiro fez com a menina".
Aí eu só pude rir da ignorância do meu analfabeto pai, coitado, não deu para continuar a conversa, virou uma guerra santa.
Ele estava se referindo ao caso do Bruno, como se tal caso fizesse o futebol ser a pior coisa do mundo. Usando esta teoria super inteligente, ele pode considerar que a igreja
é tão diabólica quanto o futebol, porque de dois em dois dias vemos nos jornais pastores e padres comentendo crimes.
Interessante foi a frase "Quem não vem pelo amor vem pela dor", esta frase é comum no meio espírita, onde diversas pessoas procuram os médiuns-curandeiros nas casas espíritas para serem curados, e o pior é que, mesmo contra a teoria evangélica, muitos também afirmam terem sido curadas lá.
E o pinóquio? O que tem a ver com isto tudo?
Coitado do menino de madeira, rsrs. Seu pai o Gepeto, foi chamado de capeta, rsrs.
É, definitivamente estou muito longe desse "deus" maluco que diz para crianças que seus brinquedos são do diabo.
Se a bola é um brinquedo maléfico e um boneco também, considerando que o bilauzinho dos meus filhos não foi feito pelo diabo, acho que em vez de jogarem futebol ou brincarem com o pinóquio a solução seja eles brincarem com o próprio bilauzinho.
Religião é Soda.
Odlave Sreklow.
kkkk ta explicando, igreja “deus e amor” ou Deus é terror kkkkkkk
ResponderExcluirnão preciso nem ler o resto mas deixa eu ver aonde eu parei “resolveu ir com a minha mãe à igreja que ela freqüenta”
rsrsr como eu não percebi isto antes...
ResponderExcluir“ai é que ta”
Se teus pais, e teu meio foste uma igreja tradicional, e teus exemplos fossem outros, tu não dirias isto: a religião a cada nova década aumenta o mal que produz para a humanidade.
Tu enxergas a religião sobre um ponto, o pior deles.
Se o caso bruno não anula o futebol em si, a ignorância de teus pais não anulam a religião também, pois esporte cultura ciência e religião são neutras em si mesmas, o mau esta nos homens, somente neles.
É meu caro Odlave, eu entendo bem a sua revolta.
ResponderExcluirMinha família é Assembleiana, aos moldes da quitanda gospel que você citou.
Quando me junto com os familiares nos fins de semana e falo que não se pode viver a literalidade da Bíblia, que ela tem que ser interpretada com cuidado, pois é um livro carregado de linguagem simbólica e metáforas, eles respondem de imediato, que sou um homem natural e não compreendo as coisas espirituais (argumento esse, que já se tornou um bordão gasto)
Um dia desses, quando eu falei que Caim e Abel eram personagens míticos, eles saíram de perto de mim, gritando "Sangue de Cristo, sangue de Cristo..." (rsrs)
É preciso muita paciência. (rsrs)
Odlave,
ResponderExcluirEngraçado que eles proíbem tv, mas liberam net...Ouvi dizer que este missionário é milionário, o que não deve ser difícil de ser verdade.
Discordo quando você disse que pessoas incultas são alvo fácil para esses lobos. Tem muita gente com nível superior que se não tomar cuidado, cai nas garras dos manipuladores...
Abs
Gresder,
ResponderExcluirPuta que pariu, nos últimos dias você está "procurando" justificativas para minha suposta "revolta", porém, meu mano, não existe "revolta" e eu não cresci neste "meio".
Acho que você não leu minha história evangélica que está em: http://OdlaveSreklow.blogspot.com/2009/06/experiencia-pessoal-nesta-caminhada.html
Até os 15 anos eu era "católico", depois passei 13 na Igreja Cristã Maranata, e por final, senti quase um ano do "veneno" Assembleiano, depois, fiz algumas visitas ao pessoal do Caminho da Graça, porém, minha suposta "queda" se iniciou na leitura da própria Bíblia Sagrada e de livros ditos "cristãos", foi lendo literatura evangélica que tomei nojo da "coisa", à partir daí foram leituras desde Freud, passando por Platão, alguns psicólogos, Caio Fábio, Brennam Manning, Max Weber, Calvino, livros apócrifos, Livros de diversas outras religiões, etc e tal.
Outra coisa, eu "virei" crenti antes de minha mãe, e, meu pai só tem um mês que está "indo" lá.
Abraços,
Odlave Sreklow.
Grande Levi, não existe revolta,
ResponderExcluirApós escrever meu texto voltei na casa de meu pai, tomei café e dei um forte abraço e beijo gostoso.
Agora acho que ficou claro que mesmo que apareçam lá com um boneco do próprio capeta eles não vão falar nada.
Marcos,
Sobre os estudiosos caírem nas garras destes espertalhões você tem razão, é a pura verdade.
Abraços,
Odlave Sreklow.
Caramba como eu estou importante, uma nota só por minha causa? rsrsrs
ResponderExcluirMas você não gostou porque eu “descobri’ a origem de sua revolta, mas é assim mesmo os revoltados além de não gostarem de serem chamados de revoltados, nos dizem que decidiram sai depois de um acurado exame imparcial e não por motivos de lesões psicológicas e emocionas sofridas kkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu te entendo já fiquei revoltado um dia rsrs isso passa são sentimentos próprios de revolta e desejo de retaliação pelos danos sofridos rsrs só não vai cai na desforra como John e depois tirar sua própria vida kkkkkkkkkkkkkk
Eu também li os livros que tu leste e não fiquei assim tão rebelado, minha revolta só existiu enquanto eu estava na fase de acreditar em uma reforma ou purificação, mas depois não mais acreditar em avivamentos e convenções piedosas de religiosos legalistas eu deixei de me rebelar já que não existe uma verdade absoluta na religião para todos seguirem para serem salvos.
Revoltas são coisas de garotos rsrs que ainda acreditam em verdades para serem seguidas, pois uma vez que não existem mais dogmas, que cada um acredite no que quiser, ninguém vai se perder eternamente, pra que se revoltar não é?
Mas ao menos você é um materialista revoltado, pois se fosse um cristão revoltado eu te advertiria que o teu final não tem nada a ver com revolta e agressividade, mas com “submissão” e doce passividade kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Gresder,
ResponderExcluirPela enésima vez preciso te dizer que não existe sentimento de REVOLTA?
Só escrevo o que penso, pode mudar amanhã? Pode, mas não tenho nenhum sentimento de revolta, muito pelo contrário, ME DIVIRTO com CRENTES COMO VOCÊ, que nadam, nadam mas morrem na praia.
Caramba cara, vou acabar me revoltando contigo, vejo que queres me irritar não é?
Abraços,
Odlave Sreklow.
"mestre o mar se revolta, às ondas se acalmam ao seu mandar... sossegai sossegai”
ResponderExcluir