Ontem me senti um perfeito crente.
Lógico que foi da forma mais sarcástica possível, mas, é exatamente assim que eles (os crentes) se sentem ante às coisas da vida.
Explico:
Cheguei atrasado no trabalho, não encontrei vaga para estacionar meu carro, logo, o carro ficou loooonge pra caramba de onde eu trabalho. Até aí tudo bem, não costumo reclamar por qualquer coisa, levei na brincadeira e pensei: "Já estou atrasado e para ajudar ainda mais tive que colocar o carro lá na casa do chapéu, faz parte, não tem problema".
Porém, por volta das 17:00 o céu desabou, choveu barbaridades, olhei do lado de fora e a água já estava subindo, haviam carros que estavam ficando no meio de muita água.
Corri para ver meu carro que estava em um lugar que não estava enchendo, tinha apenas um palmo de água onde ele estava.
Veio um pensamento crentil em minha mente e eu ri muito disto: "Deus me ama, foi Ele que fez com que meu carro ficasse aqui, agora, os outros 40 carros que estão no meio do lamaçal provavelmente são de pessoas que não são fiéis, rsrs" (ri muito quando fiz esta comparação, duvidei que existissem pessoas que pensam assim, mas, olhando para meu passado de "evangelicalismo", afirmo, existe sim).
A segunda invasão crentiniana em minha mente, para também me fazer rir foi quando eu estava indo embora.
Agora, com água quase nos joelhos, fui em direção ao meu carro (que continuava protegido da água, rsrs). Havia um homem andando na minha frente, e eu, estava na mesma direção, só que a uma boa distância dele.
De repente o homem enfia a perna direita em um boeiro, eu me aproximei e perguntei se não tinha se machucado. Estava tudo bem, a perna dele não tinha encostado na borda do boeiro.
À noite, já em casa, é que fui acometido pelo pensamento crentiniano:
"Deus me deu um grande livramento, nooossa, se aquele homem não estivesse na minha frente quem teria caído no buraco seria eu. Aleluia, Deus me ama, louvado seja Ele".
Ri bastante disto tudo, mas não é de rir, é de chorar. É isso mesmo que a comunidade crentiniana ou "evangelical" costuma fazer.
Costuma dizer que Deus as ama a ponto de ferrar com o mundo para salvar a sua pele, se acham melhores que todo mundo e que Deus faz o impossível só pra eles.
Deus seria muito exclusivista, egoísta, sacana e um "des-humano", rsrs.
Mas Graças a Deus que Deus não é assim.
Na realidade se houve alguma intervenção divina, foi o fato de eu estar ali quando o homem quase se machucou para poder pelo menos perguntar se estava tudo bem, talvez ele precisasse de um despertar de um estranho para saber que existem pessoas comuns que se importam com ele, mesmo que seja de forma passageira, perguntando: "Está tudo bem?".
Esse foi um relato simples, engraçado, nada inspirado, rsrs.
Deus nos livre da crentici, crentinianidade e evangeliquês.
Odlave Sreklow.
Confesso que também passei por esta mesma experiência há pouco tempo. De fato, nosso passado igrejeiro nos faz logo pensar nas "cristocidências" - cruzes!! - que supostamente estariam ferrando os outros para assim nos favorecer. É uma mentalidade lamentável, mas, infelizmente, é a predominante no curral evangélico, ainda mais nos
ResponderExcluir"círculos de fogo" (pentecas).
Forte abraço.
P.S. Já adicionei teu blog lá no Um pouco além do óbvio. Valeu pela consideração.
Odlave, adorei a "invasão crentiniana" haaaaaa
ResponderExcluirPois é, ainda existem crentes que acham que deus é capaz de deixar 1000 morrerem para salvar apenas ela.
É a "teologia da exclusividade predestinada" elevada a décima potência!!!
Grande Isaías,
ResponderExcluirObrigado por adicionar meu blog.
Um pouco além do óbvio também é um local para minhas reflexões.
Abraços.
Eduardo,
ResponderExcluirGostei da "teologia da exclusividade predestinada" elevada a décima potência!
rsrs.
Abraços.
Odlave li seu texto somente agora e devo confessar que ate mesmo os crentes mais céticos tem os seus dez minutos de cretines ops rsrs crentinia sei lá...
ResponderExcluirSabia que a fé simples mais se sustenta nisso do que nas doutrinas. Milhões de sonhos simples, acontecimentos por acaso e fatais são interpretados como a mão de Deus salvando ou pesando... Deste jeito tudo fica fácil, pois o bem e mal no mundo vem tudo da vontade de Deus