"Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho"
Deus falou muito. Pelos profetas, pelos poetas, pelos pais. Só que aquele Deus de Abraão, de Davi, de Isaque, era um Deus para ser adorado e cultuado apenas. Pelo menos assim entendeu o povo de Israel.
Construíram um templo para adorar, faziam sacrifícios. Eram monoteístas, sim , mas por muitas vezes sua relação com Deus era a mesma relação que os outros povos tinha com seus deuses. Queimavam suas ofertas, seguiam o ritual, consultavam os sacerdotes, mas não ouviam os profetas.
O livro de Isaías (cap 58) contém uma profecia muito interessante, que diz:
"Todavia me procuram cada dia, tomam prazer em saber os meus caminhos, como um povo que pratica justiça, e não deixa o direito do seu Deus; perguntam-me pelos direitos da justiça, e têm prazer em se chegarem a Deus, Dizendo:
Por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Por que afligimos as nossas almas, e tu não o sabes? Eis que no dia em que jejuais achais o vosso próprio contentamento, e requereis todo o vosso trabalho.
Eis que para contendas e debates jejuais, e para ferirdes com punho iníquo; não jejueis como hoje, para fazer ouvir a vossa voz no alto. seria este o jejum que eu escolheria, que o homem um dia aflija a sua alma, que incline a sua cabeça como o junco, e estenda debaixo de si saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aprazível ao SENHOR?
Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo?
Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?"
Há vários exemplos destes nos livros dos profetas. Deus não queria que fosse simplesmente adorado como se fosse um deus pagão, como um deus interessado em rituais e incensos humanos. Não! Deus queria que o homem endireitasse seus caminhos, tivesse fome e sede de justiça, e praticasse o bem!
Mas ainda assim, esse Deus, por mais que falasse, era só Verbo. Eram palavras, bonitas, fortes, mas apenas palavras, e o povo sempre achava uma desculpa para não realizar os desejos do Pai.
Há 2000 anos atrás, no entanto, este Verbo se fez Carne.
Como bem disse João, em seu evangelho:
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. (...) E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade."
A Palavra de Deus se fez Carne. Encarnou, virou Homem. Deus agora habitava entre nós, e encarnava tudo o que ele havia dito. Sua Palavra era Amor. Jesus era Amor. Sua palavra era Justiça. Jesus era Justiça. Em Jesus, as palavras dos profetas não foram vazias. Jesus tinha fome e sede de justiça, e perdoou a todos, amou a todos, e nos deixou o exemplo vivo da encarnação da vontade do Pai.
Não temos mais a desculpa de adorarmos um Deus distante. Ele está próximo, é um de nós. Um Deus para imitarmos, não para queimarmos incenso. Jesus quando visto como um deus para ser adorado apenas, se torna mais um deus. Só o Ama quem o Imita, guardando seus mandamentos e praticando-os.
Não sou eu quem diz isso, é Ele mesmo (ev de João):
"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele."
Portanto, não adianta colocar Jesus num pedestal e cantar, dançar, ajoelhar-se para Ele. Jesus não é mais um deus, ou mais uma representação de Deus. Ele é o Deus a ser imitado, seguido, obedecido. Ele é o Deus que habita em nossos corações, não em templos feitos por mãos humanas, como dito por Lucas e Paulo (At e Cor).
"O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; (At)
Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? (I Co)"
Meditem nisto, e leiam Hebreus, João, Atos e Coríntios para verificarem se o que eu falei faz sentido!
Fonte: The Bill News
Nenhum comentário:
Postar um comentário