"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?" In memoriam Douglas Adams (1952-2001)
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
A sociedade sem religião entra em colapso?
"Freud afirma que, a necessidade que civilizações possuem em controlar os instintos e impulsos dos seus indivíduos estabelecendo uma ordem moral, foi utilizada para difundir as religiões, pois aparentemente as leis divinas eram e continuam sendo muito mais sólidas e poderosas do que as leis humanas. Deste modo, passa-se a obedecer aos preceitos da sociedade devido o temor do castigo pela ordem divina."
Estive pensando sobre este assunto hoje cedo (ontem).
Algumas pessoas ainda hoje acreditam que a religião tem o papel de intimidar os seres humanos para que os mesmos não haja como um animal irracional devorando-se uns aos outros.
A idéia apresentada é que a sociedade religiosa manteria-se sem cometer crimes simplesmente porque fora introduzida em suas mentes a idéia de que queimariam eternamente num lago de fogo.
Isso na prática é verdadeiro?
Não.
A história demonstra que a religião foi a maior causadora de guerras e chacinas em todas as épocas.
Mas, se os locais religiosos (igrejas, templos, terreiros, mesquitas) contêm pessoas que sairiam pela rua roubando, matando e estuprando simplesmente pelo fato de que seus deuses e sua religião não existissem, isto quer dizer que os maiores malfeitores da sociedade estão hoje dentro dos templos.
Moral e ética não precisam estar vinculados a religião alguma.
Eu abandonei a religião, abandonei a idéia de deus, deuses ou qualquer ser que minha mente possa criar.
Nem por isso saio por aí cometendo atrocidades.
Mas se os crentes roubariam meu carro, minha casa e matariam meus filhos se descobrissem que o seu deus era apenas uma grande ilusão "idiótica", melhor que fiquem em seus templos rezando, orando e se masturbando dia após dia.
Odlave Sreklow.
Imagem: o-que-e-colapso-mental.jpg
Primeiro parágrafo: http://www.psicologaonline.com.br/artigos-cientificos/psicologia-e-religiao-o-papel-da-religiao-na-vida-psiquica-dos-individuos/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
"A validez de uma conclusão depende da exatidão de suas premissas". "A sociedade não comete crimes por causa da religiião?" Não. Mais uma vez você está certo, caro Odlave, mas se isso não é verdade, significa que os malfeitores não estão dentro das igrejas. E as maiores guerras de hoje não são causadas pelo cristianismo, mas pela sede de poder (Afeganistão, Iraque, países àrabes, africanos), pois o cristianismo ensina a amar os inimigos. Mas já pensou se não existissem os cristãos? Você acordaria sem ter o que pensar (brincadeira),e eu sem ter um blog ateu para ler; parece que somos dois lados de uma mesma moeda. Um abraço.
ResponderExcluir